Design + Ergonomia na Arquitetura Corporativa
Data: 10/09/2014

Ao observar os escritórios inovadores de organizações como a Google e a Microsoft, a maior parte das pessoas logo se impressiona com os ambientes coloridos e o mobiliário inusitado, sem levar em conta todas as adequações que o projeto de Design de Interiores precisou implementar para a viabilização da ocupação desses espaços.

arquitetura-corporativa-google-kuala-lumpur

Google Kuala Lumpur | Projeto de M Moser Associates.

arquitetura-corporativa-microsoft-sydney

Microsoft, Sydney, Austrália | Projeto de futurespace.

Em um ambiente de trabalho é essencial que todos os recursos sejam ergonômicos, ultrapassando assim os limites das funções estéticas. É evidente que uma sala de reunião ou uma área de recepção deve contar com elementos impactantes, que impressionem por refletir a identidade única da marca. Contudo, eles jamais devem se sobrepor às questões da funcionalidade e da saúde dos ocupantes.

O grande desafio é encontrar o equilíbrio, e é justamente nesse sentido que diversas pesquisas são realizadas no intuito de encontrar as melhores formas, os melhores materiais, acabamentos e funções. É um trabalho que sempre deve levar em conta o universo e o público específicos de cada projeto, uma vez que a Ergonomia é uma solução aplicada, preferencialmente, sob medida.

Mesas, cadeiras, computadores, iluminação e até mesmo o layout do espaço, entre outros, são componentes a serem concebidos sob o crivo de uma atenta análise ergonômica. Produtos versáteis, que permitem ajustes e configurações customizadas acabam sendo as melhores opções na Arquitetura Corporativa por permitirem maiores níveis de adequação.

Ergodesign

cadeira-ergodesign

Surgido há pelo menos duas décadas, o conceito de Ergodesign é altamente pertinente por construir uma ponte entre Ergonomia e Design. De acordo com Leong Yap (1997):

“O Ergodesign apaga efetivamente as barreiras artificiais entre as duas disciplinas e consequentemente melhora sua aplicabilidade no processo de design. A sinergia e a simbiose dessa união resultarão numa significante melhoria da tecnologia da interdisciplinaridade para a criação de produtos, equipamentos e ambientes, em sistemas complexos”.

A Arquitetura Corporativa deve se pautar por uma visão holística acerca das soluções a serem adotadas estrategicamente no escritório. Quanto mais harmônico e saudável ele for, melhores serão os rendimentos e a qualidade de vida daqueles que fazem parte do seu dia a dia.

Como foi sinalizado, para cada projeto há aplicações específicas de Ergodesign. Para saber quais são as opções mais indicadas para a sua empresa entre em contato com a DABUS ARQUITETURA e conte um pouco sobre as suas necessidades.

Compartilhe este post