4 cuidados que não podem faltar no ambiente de trabalho 2023
Data: 26/02/2023

O ambiente de trabalho 2023 traz consigo o desafio de atrair e reter os colaboradores no escritório. Isso porque o cenário pós-pandemia ainda impõe uma série de inseguranças. Além da atuação híbrida que, muitas vezes, tende a afastar o time do ambiente físico da empresa.

Então, o grande questionamento é: o que pode ser feito para trazê-lo de volta? O que pode ser oferecido para que ele queira estar novamente no escritório? 

No post de hoje iremos relacionar tendências e cuidados que ajudam a lidar, sobretudo, com esse desafio. 

Acompanhe e fique por dentro!

Ambiente de trabalho 2023 deve ter foco nas pessoas

Promover o conforto e a satisfação dos funcionários com o espaço de trabalho se tornou essencial. Fatores como a volatilidade do mercado, a busca por maior liberdade e a velocidade das mudanças impuseram a necessidade dos esforços em torno da retenção de talentos.

Agora, tudo isso somou-se aos novos hábitos e dinâmicas do pós-pandemia. Estar fisicamente na empresa não é mais necessário. Portanto, mais dispersas as equipes tendem a ser. Por isso se tornou crucial otimizar a experiência dos colaboradores. O que engloba a sua relação com o escritório.

Assim, pontuamos abaixo 4 medidas para potencializar o ambiente de trabalho 2023.

1. Integração com áreas externas

O bem-estar se tornou prioridade na empresa. Desse modo, proporcionar contato com elementos naturais é uma importante estratégia. O que pode ser obtido quando se rompe a divisão com as áreas externas. O interessante é buscar integrá-las, favorecendo o contato com o verde, a luz do sol e o ar natural. 

2. Design personalizado

Ter um olhar particularizado sobre a equipe será crucial. A partir da compreensão sobre suas reais necessidades, hábitos e produtividade, o ideal é investir em um design com personalidade e, claro, com a identidade da marca. Assim, os colaboradores se sentirão valorizados e o senso de pertencimento aumentará. 

3. Hospitalidade e comodidade

O ambiente de trabalho 2023 deve ser digno de deslocamento. Ou seja, tem de oferecer condições que compensem o trânsito, os gastos do percurso e o conforto do home office.

Portanto, a empresa precisará investir na hospitalidade. Ou seja, em comodidades como manobrista, ar condicionado, equipamentos altamente eficientes, áreas de descompressão e alimentação variada. 

4. Espaços flexíveis

Devido aos fluxos alternados de utilização do escritório, uma medida muito inteligente é criar espaços que possam ser facilmente adaptados. Isso permitirá que as diferentes equipes ocupantes contem com os recursos necessários. Sem que, para tanto, seja preciso investir em um grande número de salas, mobiliário e equipamentos.

Quer saber como viabilizar as melhorias em sua empresa?

Então, entre em contato com a gente pelo pelo WhatsApp 98327-6060 e saiba como podemos desenvolver o seu projeto de Arquitetura Corporativa!

Compartilhe este post