Cores e tipos de drywall: entenda as diferenças entre as placas!
Data: 10/10/2022

Cores e tipos de drywall

Embora as placas de gesso acartonado já sejam materiais bastante conhecidos, muitas pessoas ainda não sabem que existem diferentes tipos de drywall. Contudo, conhecer essas variações é importante para que se faça a aplicação certa. Conforme as necessidades do seu projeto.

Forros, paredes, acabamentos, isolamentos termoacústicos, entre outros. Os usos do drywall se destacam por sua praticidade e versatilidade. Isso sem falar de sua agilidade para instalação. Seja em construções ou reformas, o material proporciona diversas vantagens.

Entretanto, para melhor usufruir desses benefícios, é essencial definir o destino adequado em cada caso. Fique por dentro! 

Afinal, quais são os tipos de drywall?

Como mencionado, apesar de muita gente não saber, há 3 tipos de drywall básicos. A primeira diferença entre eles – e a mais fácil de ser notada – diz respeito às cores. E é, justamente, a partir delas que se tem a sinalização das especificações mais importantes.

Mas, desde já vale lembrar, que todas são passíveis do acabamento desejado. Como pinturas, azulejos e aplicações em cerâmica.

A seguir relacionamos as principais informações sobre as quais ter ciência. Desse modo, você e seu projeto sairão ganhando muito mais!

Placa de drywall branca

De cor branca ou cinza, este é o modelo standard (ST), o mais comum deles. Assim, sua utilização é a mais abrangente nos projetos. Destina-se, sobretudo, a áreas secas, com função de forros e paredes. As placas brancas são comumente indicadas para salas, quartos, escritórios e ambientes que requerem algum isolamento termoacústico.

Placa de drywall verde

Entre os tipos de drywall, este se caracteriza por ser resistente à umidade (RU). Enquanto as chapas standard contam com uma taxa de absorção de água de até 70%, as verdes podem apresentar até 5% de absorção. Entretanto, é necessário ressaltar que não se trata de um produto “à prova d’água”. Portanto, sua aplicação não é indicada para ambientes como saunas, piscinas e fachadas. O uso adequado dirige-se a banheiros e outras áreas que não recebem água de forma sistemática.

Placa de drywall rosa

Graças à presença de fibra de vidro em sua composição, este tipo de drywall se destaca por ser resistente ao fogo (RF) e ao calor. Trata-se de uma solução de prevenção à propagação de chamas. Desse modo, indica-se as chapas de drywall rosa para saídas de emergência e outros espaços que apresentam riscos de incêndio.

Então, você conhecia essas especificações? Continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais para aproveitar ao máximo as dicas para o seu projeto!

Compartilhe este post