Consultórios do futuro: Humanização ou robotização no ambiente clínico?
Data: 23/07/2015

clinica do futuro robo

Fonte: Day of The Robot.

Imaginar o ambiente clínico daqui há alguns anos implica necessariamente em se aventurar por uma viagem tecnológica, repleta de novos equipamentos, recursos e sistemas. Como defende o cirurgião-dentista Plínio Tomaz nesta matéria do Jornal Odonto, os consultórios deverão oferecer ferramentas avançadas em três principais categorias: clínica, de gestão e de relacionamento.

Desse modo, métodos convencionais de tratamento, atendimento e administração serão, cada vez mais, substituídos por soluções informatizadas, capazes de otimizar o trabalho em todos os sentidos.

Para Tomaz, a convergência entre as diferentes tecnologias será responsável por forjar uma nova realidade, especialmente na área odontológica.

“Em breve, a cadeira estará ligada a um sistema central com total integração à gestão do consultório“.

Na visão da Deloitte, empresa multinacional de auditoria e consultoria, diversas frentes serão associadas em direção a uma medicina mais personalizada, que combinará uma série de novos recursos. Entre eles, supõe-se o monitoramento remoto de pacientes, com acompanhamento do uso de medicação, e a Telemedicina.

Vitória da humanidade

O aproveitamento das potencialidades da informática é um caminho sem volta, no entanto, isso não deve comprometer o contato humano dentro dos consultórios do futuro. Ou seja, não é preciso se preocupar com aquela projeção apocalíptica das máquinas tomando o lugar dos homens.

Pelo contrário, o progressivo estreitamento da sociedade com as interfaces digitais deverá intensificar a necessidade de relações mais orgânicas, baseadas na presença e no toque, sobretudo quando estiver em jogo fatores relacionados à saúde e bem-estar dos indivíduos.

Tomaz chama a atenção justamente para a importância da “humanização da tecnologia”. Em suas palavras:

“Apesar de as ferramentas eletrônicas de relacionamento fornecerem importante acréscimo de velocidade, precisão e oportunidades de contatos, não se pode abrir mão de momentos de interação pessoal direta. O contato humano vem sendo considerado o diferencial de grandes empresas ao redor do mundo. O importante é manter a qualidade e a quantidade de contatos nos relacionamentos, mas não deixar que isso seja apenas por vias impessoais […]”.

A clínica oftalmológica do futuro

Aceitando a missão de projetar um espaço em homenagem aos 70 anos da clínica do oftalmologista Dr. Moacir Cunha (1926-2003), a DABUS ARQUITETURA participou, em 2010, da mostra CASA OFFICE, cujo tema trabalhado foi “Sabor e Inovação”, com foco sobre a relação do homem com o seu trabalho e as mudanças ao longo do tempo.

A partir de um olhar monocromático, o projeto, liderado por Heloisa Dabus, foi conduzido como um verdadeiro túnel do tempo pela história da clínica, no qual foram destacados conceitos, objetos e móveis que representam a evolução do ambiente médico.

consultório do futuro casa office

Conforme conta a arquiteta:

“O desafio foi reproduzir o cenário ideal para o oftalmologista do futuro, que não pode esquecer dos conceitos da Ecologia (com as plantas em hidrocultura), onde o uso de materiais certificados, com seus equipamentos tecnológicos e visão de futuro são essenciais”.

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Para os Drs. Marcelo e Rosana Cunha, o médico do futuro utilizará os novos aparatos como forma de agilizar o diagnóstico e o tratamento das doenças, aproveitando o tempo restante para ouvir mais seu paciente e esclarecer melhor o que está acontecendo em seu corpo.

Observando tais apontamentos, o projeto exibido na CASA OFFICE 2010 buscou promover um ambiente onde a tecnologia e o contato humano fossem priorizados.

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Referências: Jornal Odonto, Rebelo e Dumaresq, Insete.

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