Conforto térmico: Como garanti-lo no escritório?
Data: 28/03/2018

Colaboradores satisfeitos, calmos e produtivos são aqueles que encontram boas condições de trabalho. Ou seja, aqueles que estão inseridos em um ambiente com os recursos adequados para a realização das atividades. Um deles é o conforto térmico. Já pensou sobre isso?

A sensação de frio ou calor se torna prejudicial quando passa a roubar a atenção da equipe, o que acontece quando a temperatura local se encontra desequilibrada. E não se trata apenas de um simples incômodo. O corpo pode passar a gastar mais energia nesse processo, resultando em cansaço, estresse e queda de desempenho.

Bem, no Brasil, o ideal é estabilizar a temperatura do ambiente entre 23°C e 26°C no inverno e no verão de 20°C a 23°C.

Continue a leitura e conheça algumas soluções para garantir o conforto térmico em seu escritório.

Benefícios do conforto térmico

Conforto térmico no escritório

A temperatura do ambiente de trabalho é um fator essencial para o sucesso das operações. Mas, impacta não só na produtividade da equipe, como também em seu estado de saúde, equilíbrio emocional e relações interpessoais.

Uma ambientação abafada, por exemplo, pode provocar irritabilidade, abatimento, sudorese e pressão baixa. Pode ainda gerar conflitos entre o time, dada à excitação de temperamento – uma sala quente, tende a produzir “cabeças quentes”!

De modo diferente, o conforto térmico é capaz de agregar benefícios como:

  • Aumento do desempenho intelectual;
  • Estímulo à concentração e aprendizado;
  • Estímulo à produção de adrenalina, mantendo as pessoas acordadas e mais focadas;
  • Aumento do grau de motivação na realização de qualquer atividade;
  • Equilíbrio emocional e físico.

Soluções térmicas para o seu escritório

Para que sua empresa desfrute do conforto térmico, é preciso ir além do ar condicionado e outros sistemas de ventilação. Algumas soluções a serem tomadas incluem:

  • Vestimentas adequadas para as atividades realizadas;
  • Umidade relativa do ar;
  • Ventilação natural;
  • Hidratação saudável.

Outras soluções práticas para evitar queixas frequentes da equipe são:

1. Distância da fonte de calor

Alguns equipamentos ou ferramentas podem gerar calor quando em funcionamento. Janelas expostas ao sol também permitem a entrada livre de radiação. Logo, pode ser necessário adequar a organização especial e o posicionamento dos colaboradores nele, a fim de evitar um contato muito próximo com essas fontes.

2. Renovação do ar

O ideal é que a Arquitetura Corporativa seja devidamente projetada para promover a circulação do ar e favorecer um fluxo que torne a sensação térmica mais agradável.

Além disso, soluções mais simples também podem colaborar nesse sentido, como a abertura de janelas, portas e claraboias.

3. Barreiras ao calor

Biombos, paredes, drywall e até aventais térmicos podem ser aplicados para criar uma barreira entre a fonte de calor e os ocupantes. Porém, cada caso precisa ser analisado, a fim de que o revestimento certo seja utilizado.

E aí, no seu escritório, faz frio ou calor?

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Referências: Dufrio, Nexxto, JUS.

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