Conforto acústico: Qual sua importância no ambiente de trabalho?
Data: 21/03/2018

O conforto acústico dentro do ambiente de trabalho é fundamental para o rendimento do negócio, afinal, os colaboradores necessitam de concentração para realizar suas tarefas.

A região onde a empresa está localizada, o tipo de produção executado e os materiais usados na estrutura do espaço podem influenciar, ou não, a geração de ruídos. Um bom projeto de Arquitetura Corporativa deve prever soluções para resolver questões relacionadas ao barulho.

Acompanhe e saiba mais!

Como ter conforto acústico no ambiente de trabalho?

Conforto acústico no escritório

Seu time anda desatento, estressado ou desmotivado?

Atenção! Pode ser porque não há no local os níveis adequados de silêncio, o que precisa ser solucionado o quanto antes, a fim de evitar desgastes e queda de produtividade.

Existem tratamentos específicos para garantir o conforto acústico. Conheça algumas saídas…

Isolamento acústico

Como o nome já sugere, o isolamento acústico busca isolar os ruídos em determinado espaço, funcionando uma barreira para o som. Há materiais especiais que asseguram essa função, tais como a madeira, o gesso e alguns tipos de tijolos, entre outros. Quais mais espessos forem, mais densa será a barreira, o que é importante para evitar sons graves.

Já os sons agudos, podem ser reduzidos com materiais de menor densidade. Folhas de aço, lã de vidro e concreto são alguns exemplos.

É interessante observar também os tipos de ruídos:

  • Aéreos: São os sons propagados pelo ar, como vozes, construções, música e trânsito. Para isolá-los é adequado tratar paredes, portas, janelas e divisórias. O uso de lã de vidro é muito comum nesses casos;
  • Impactos: São aqueles ruídos que vibram e se difundem pela estrutura, como os que são gerados por passos no andar de cima e choques nas paredes. Para isolar esse tipo de barulho é necessário investir em um sistema de amortecimento.

Analisando a localização

Embora existam excelentes sistemas de isolamento acústico, a escolha da localização do escritório continua sendo de grande relevância. Portanto, busque sempre analisar a região e o que há por perto. Alguns estabelecimentos podem causar poluição sonora, dificultando o bem-estar da equipe.

E, mesmo que haja um bom tratamento no ambiente, lembre-se que os clientes também precisam desfrutar do conforto acústico, o que não aconteceria da porta para fora. Assim, é importante que o local seja adequado às atividades do negócio, de fácil acesso para o público e confortável para todos.

Proporcione experiências agradáveis e construa a sua marca sob os pilares da excelência!

Para saber como a DABUS ARQUITETURA pode ajudar, entre em contato e conheça nossas soluções em Arquitetura Corporativa.

Referências: Blog da Ergotríade, ISOVERAmplitude Soluções Acústicas.

Compartilhe este post