5 componentes que tornam mais confortável o ambiente de clínicas e consultórios
Data: 10/11/2016

Em clínicas e consultórios cada detalhe tem o poder de influenciar a percepção e a sensação sobre o ambiente. A Arquitetura é fator primordial nessa relação, que pode ser tanto tensa e desconfortável, quanto acolhedora e produtiva. Tudo vai depender da forma como o projeto foi desenvolvido – inclusive a eficiência dos tratamentos, não raramente influenciada pelo modo como as pessoas se sentem em determinados espaços.

Profissionais da Saúde que desejam proporcionar melhores resultados, assim como posicionar a sua marca com credibilidade no mercado, devem selecionar com muito cuidado os responsáveis pelo projeto e se esforçar para acompanhar todos os passos, a fim de tomar as decisões mais assertivas para o local onde eles próprios são os maiores especialistas.

Alguns itens fazem toda a diferença para tornar a clínica ou consultório mais confortável. Veja a seguir.

1. Paleta de cores neutras

Cores claras são uma exigência da Vigilância Sanitária com relação a ambientes ligados à área da Saúde. Mas, além disso, uma composição baseada em tons neutros ajuda a tranquilizar o estado de euforia que alguns pacientes podem apresentar. É possível aplicar cores claras no teto e pisos, e tons pastéis nas paredes, o que auxilia, inclusive, na eficácia da iluminação artificial e transmite impressão de limpeza.

Isso não significa, porém, que outras colorações devam ser banidas. Pelo contrário, elas são muito bem-vindas em pontos específicos do ambiente para quebrar a monotonia. Um estudo de Cromoterapia ajudará a encontrar as melhores soluções.

arquitetura-cores-clinica-tclinic

Projeto de Suppose Design Office para a T-Clinic | Fonte: mooponto.

2. Mobiliário confortável

Ergonômico e confortável, esses são requisitos imprescindíveis para o mobiliário de clínicas e consultórios. Para que a escolha seja acertada é importante ter sempre em mente as dimensões do espaço, a fim de evitar trechos apertados ou vazios demais. O design e as cores também contam, afinal é preciso garantir uma combinação harmônica.

arquitetura-mobiliario-clinica-edelweiss-practice

Projeto de klm-Architekten para a Edelweiss Practice | Fonte: Retail Design Blog.

3. Objetos familiares

Cuidado. Uma ambientação baseada em figuras, objetos e outros elementos típicos de cada especialidade pode causar estranhamento e repulsa. Em uma clínica odontológica, por exemplo, a exposição de próteses e imagens de cirurgias só deixam os pacientes nervosos. Dessa maneira, prefira itens mais “neutros” e familiares, que se afastem do clima médico-hospitalar. Lembre-se, a intenção é criar um espaço humanizado!

arquitetura-mobiliario-clinica-odontologica

Projeto de RIGI DESIGN para clínica odontológica | Fonte: Housely.

4. Elemento vivo

Plantas e flores naturais, na quantidade e posicionamento adequados, são ótimas soluções. Elas conferem vida ao local, purificando o ar e embelezando a sala. Cultivam um contato mais orgânico, baseado na transparência e no cuidado humano. Indiretamente, as plantas mostram que se o profissional, ou estabelecimento, foi capaz de cuidar delas com sensibilidade e sucesso, então, o mesmo também está preparado para tratar de seres humanos.

arquitetura-cores-clinica-small-tree-dental

Projeto de D&A Partners, Chungju para a Small Tree Dental Clinic | Fonte: Designwire.

5. Iluminação na medida certa

A iluminação tem a capacidade ímpar de causar acolhimento ou desconforto, calma ou estresse, precisão ou deslize. Por isso, deve ser projetada com minúcia nos diferentes ambientes da clínica, sempre respeitando as normas específicas para cada tipo de atividade realizada. Na antessala, por exemplo, o uso de lâmpadas com temperatura mais baixa (com 2.700 a 3.000 K) ajuda muito na promoção da sensação de relaxamento (conforto lumínico).

Vale citar que, para um resultado mais eficiente, é preciso, além de luzes adequadas, o aproveitamento da luz natural (quando possível).

arquitetura-iluminacao-clinica-growing-up

Projeto da DABUS ARQUITETURA para a clínica pediátrica Growing Up | Fonte: DABUS.com.br.

VEJA TAMBÉM:

+ Projetos DABUS ARQUITETURA para clínicas e consultórios médicos

+ Como tornar o ambiente clínico menos intimidador e mais agradável

+ Quais as condições essenciais para ambientes de clínicas de saúde?

A DABUS ARQUITETURA conta com toda a expertise necessária para desenvolver projetos de Arquitetura para Clínicas e Consultórios de acordo com as normas vigentes e com as necessidades comerciais do negócio. Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar!

Referências: Local Odonto, Shosp, Sorridents.

Compartilhe este post