Como tornar o ambiente clínico menos intimidador e mais agradável
Data: 15/07/2015

A ida a um consultório tende a ser uma experiência pouco estimada pela maioria das pessoas. Isso porque, em geral, elas se encontram em situações delicadas ou alarmantes de saúde, o que pode gerar ansiedade, stress e até medo.

Por essa razão é de suma importância que a Arquitetura Clínica ofereça ambientes que amenizem as excitações comuns dentro desse universo, fugindo de configurações que remetam à atmosfera médica, fria e pouco confortável.

As providências arquitetônicas tomadas nesse sentido cooperam não só para construir uma imagem de credibilidade dos profissionais das mais diversas áreas, como também ajudam a otimizar os tratamentos e resultados obtidos. Além disso, tornam a rotina dos ocupantes (funcionários) mais leve, alegre e produtiva.

Trabalhar com o conceito de humanização no ambiente clínico é uma medida assertada para proporcionar salas e áreas comuns capazes de acolher com maior qualidade os pacientes.

6 fatores que tornam a clínica ou o consultório mais agradável

Veja a seguir algumas práticas, dicas e projetos assinados pela DABUS ARQUITETURA.

1. Conforto

O mobiliário tem grande importância na recepção de clientes e pacientes. Principalmente na recepção, onde costumam aguardar pela chamada do nome, é essencial contar com sofás, poltronas e cadeiras de qualidade. A bancada de atendimento deve marcar presença de forma harmônica, sem criar distanciamentos entre os envolvidos. O conforto tem de ser também visual, com belos quadros, cores suaves e aspecto limpo.

Clínica Dr. Jesus de Paula Carvalho

Projeto da DABUS ARQUITETURA para a Clínica de Ginecologia do Dr. Jesus de Paula Carvalho.

2. Iluminação natural

Salas sem janelas, e sobretudo pequenas, podem causar uma certa sensação de “claustrofobia”. O mais indicado é que haja entradas de luz natural que vitalizem o ambiente e o tornem menos “sombrio”, na visão receosa dos pacientes.

Clínica Taborda

Projeto da DABUS ARQUITETURA para a Clínica Taborda.

3. Visão/conexão externa

Além da energia trazida pela iluminação natural, a conexão visual com o ambiente externo ajuda a quebra a monotonia dos consultórios, que muitas vezes se fecham para o mundo lá fora. Se a área ao redor do prédio for arborizada, melhor ainda. Isso pode contribuir para tranquilizar os ocupantes e criar a sensação de uma instalação mais fresca.

Clínica MS Vida

Projeto da DABUS ARQUITETURA para a Clínica MS Vida.

4. Plantas

Plantas e flores naturais, na quantidade e posicionamento certos, são sempre bem-vindas. Elas emprestam vida ao local, purificando o ar e embelezando a composição. Remetem a sensação de um contato mais orgânico, baseado na transparência e no cuidado comprometido. Indiretamente as plantas dizem que se o profissional, ou estabelecimento, foi capaz de cuidar delas com sensibilidade e sucesso, então o mesmo está preparado para tratar de seres humanos.

Clínica Diego Gaia

Projeto da DABUS ARQUITETURA para a Clínica do Dr. Diego Gaia.

5. Cores na medida certa

A composição cromática é essencial para estabelecer o tipo de clima presente no lugar. No caso abordado neste texto, é interessante que as cores sejam suaves para acalmar os pacientes. Por outro lado, tons vibrantes podem ser aplicados em pontos específicos, a fim de dinamizar o conjunto e não deixar que predomine um espírito de desânimo. Você encontra mais informações a esse respeito no post “A presença das cores na clínica e consultório médico/odontológico”.

Clínica MS Vida

Projeto da DABUS ARQUITETURA para a Clínica MS Vida.

6. Objetos familiares

Uma ambientação baseada em figuras, objetos e outros elementos típicos de cada especialidade pode causar estranhamento e repulsa. Em uma clínica odontológica, por exemplo, a exposição de próteses, e imagens de cirurgias só deixam o paciente mais tenso. Portanto, deve-se optar por itens mais neutros e usuais que, mais uma vez, se afastem do clima médico hospitalar e até mesmo laboratorial. Humanize e não objetifique!

Clínica Myriam de Castro

Projeto da DABUS ARQUITETURA para a Clínica da Dra. Myriam de Castro.

Saiba mais sobre as melhores soluções de Arquitetura para sua clínica ou consultório. Entre em contato com a DABUS ARQUITETURA e conheça nossos projetos.

Compartilhe este post