Como tornar a Arquitetura Corporativa e o ambiente de trabalho mais descontraídos e agradáveis
Data: 22/02/2012

Já há algum tempo as empresas vêm percebendo que para se ter um ambiente de trabalho mais produtivo e agradável é necessário encontrar soluções personalizadas às suas necessidades. Visando proporcionar um clima mais leve, criativo e confortável aos colaboradores, muitas delas têm apostado em conceitos inovadores e ambientações descontraídas que ajudam a dar uma cara mais aconchegante e alegre para a Arquitetura Corporativa.

Além de compreenderem que hoje as pessoas passam muito tempo no trabalho, as empresas têm buscado conquistar e manter os bons funcionários. Por isso, o cuidado com o seu espaço tem sido fundamental. No entanto, antes de apostar em uma linha mais descontraída é necessário estudar bem os impactos dos elementos que serão empregados, a fim de evitar os fatores que podem gerar distração e assegurar aqueles capazes de estimular a produtividade e o conforto, como a Ergonomia.

Equilíbrio e bom gosto são primordiais, mas um toque de ousadia também é muito bem-vindo. Uma cor mais vibrante em uma das paredes já pode quebrar o gelo no ambiente. E que tal algumas ilustrações e adesivos que expressam a personalidade da marca? Sim, quando o intuito é “descontrair” muitas possibilidades vão surgindo e é aí que você pode aproveitar para reafirmar (criativamente) a identidade corporativa.

A configuração e o layout do espaço também são importantes, pois enquanto salas fechadas e divisões tradicionais são mais “sisudas,” os open spaces, por exemplo, são mais modernos e dinâmicos. Neles, além das inúmeras possibilidades de ambientação, os próprios colaboradores vão criando um clima mais adequado e agradável para si.

Acompanhando essa tendência, é interessante investir em um mobiliário diferenciado, com design único e inovador. Mas, nada de exagero! Nem todos os móveis precisam ser um show a parte: um ou outro colocado em local de destaque é o suficiente. A ideia é transmitir atitude, personalidade e originalidade.

Brincar com materiais, texturas e tecnologias, misturando e fazendo novas composições, é outra possibilidade para sair do convencional e dar mais estilo aos ambientes. Se em determinada área é preciso ser um pouco mais formal, por exemplo, o contraste entre materiais, como a madeira e o acrílico, pode garantir o traço “menos sério” de maneira sutil, sem comprometer a oportunidade do momento.

Quando o intuito é criar uma atmosfera mais descontraída na empresa, as salas de descompressão e os espaços de convivência são locais que não podem faltar e que precisam ser muito bem explorados. Para eles é possível prever uma iluminação mais amena, puffs, itens para relaxamento e muitos outros elementos capazes de oferecer uma verdadeira fuga do trabalho por alguns instantes. Além da pausa para relaxar ou interagir, o intuito é fazer com que os funcionários retomem suas atividades com todo o gás.

Quer tornar a sua empresa um lugar realmente mais harmônico e agradável?

Então entre em contato com a DABUS ARQUITETURA e conheça as nossas soluções em Arquitetura Corporativa. Nosso objetivo é desenvolver projetos originais, focados em otimizar os recursos e a utilização do ambiente de trabalho, e em preparar melhor a organização para conquistar mais negócios.

Compartilhe este post