Como garantir um projeto sustentável de Arquitetura Corporativa
Data: 28/05/2014

escritorio-sustentavel-office-green-house

Fonte: Office Greenhouse, em Riga, Letônia.

Muito mais que uma “moda” nas empresas, a Sustentabilidade é uma necessidade urgente em nossa sociedade e em todo o mundo. Pensar e trabalhar com recursos renováveis, a preservação do meio ambiente, soluções ecologicamente corretas e uma série de outros fatores que visam manter o equilíbrio ambiental e o saudável desenvolvimento das ações humanas, passou a ser o foco de muitas marcas que verdadeiramente compreenderam a importância da responsabilidade ecológica, energética e social.

Os próprios consumidores estão mais atentos a essas questões, exigindo das companhias uma atuação coerente e genuinamente engajada com a causa. Assim – e antes tarde do que nunca -,os negócios vêm tendo de se adaptar a posturas muito mais comprometidas, forjadas sobre uma perspectiva 360°. Em outras palavras, hoje já não basta mais desenvolver um produto inovador, antes, é fundamental pensar nos processos e materiais utilizados para viabilizá-lo, assim como nos impactos que ele pode causar em longo prazo.

Adaptar processos e articular novos recursos para contemplar a tão falada Sustentabilidade, sem dúvida alguma, não é uma tarefa fácil. É preciso uma mudança não só de atitude, como também a adaptação de toda a cultura organizacional, além de investimentos consistente em pesquisas, infraestrutura, tecnologia e métodos de gestão.

Por onde começar

arquitetura-corporativa-sustentavelUm bom começo para uma empresa que deseja se tornar sustentável é reformular o conceito de seu próprio escritório, a fim de adequá-lo aos novos “padrões responsáveis”. Isso vai muito além da simples implementação de materiais ecologicamente corretos. Trata-se, na verdade, de uma mudança mais profunda que ultrapassa os limites dos recursos tecnológicos e do mobiliário, e se estende a processos, estratégias e uso integrado do espaço.

Especializada em Arquitetura Corporativa, a DABUS ARQUITETURA conta com uma gama de soluções voltadas ao desenvolvimento de projetos sustentáveis para empresas dos mais diferentes segmentos. Trabalhando cada case de forma personalizada, uma equipe multidisciplinar se debruça sobre as reais possibilidades, buscando encontrar recursos avançados e economicamente favoráveis.

Confira a seguir alguns itens que ilustram como é possível viabilizar uma construção sustentável, voltada para a redução de custos e energia, otimização do convívio humano e utilização de materiais reciclados e com selos verdes:

  • – Tecnologias de ponta em salas de telepresença permitem o compartilhamento de informações em tempo real, reduzindo a quantidade de papel e o deslocamento por automóveis, que lançam CO² na atmosfera.
  • – Equipamentos de telefonia VOIP e a implantação de uma TV corporativa para assuntos relacionados ao RH atuam de maneira semelhante e com alta qualidade, potencializando a comunicação e, ao mesmo tempo, reduzindo custos relacionados a ela.
  • – A setorização de iluminação LED possibilita um controle individualizado capaz de gerar expressiva redução de energia.
  • – Equipamentos como impressoras e computadores de baixo consumo também são importantes aliados.
  • – Sistemas de ar condicionado que renovam o ar interno com os fluxos adequados ajudam a reduzir ainda mais os gastos.
  • Pedras locais de jazidas certificadas incentivam o desenvolvimento regional e permitem a extração controlada.
  • – Divisórias com materiais 100% recicláveis (como aço e vidro).
  • Tintas à base de água evitam odores e resíduos tóxicos (VOC).
  • Assentos com selo verde, além de terem 33% de sua fabricação vinda de material reaproveitado, são 100% recicláveis ao término de sua vida útil.
  • Madeiras de todo mobiliário com origem 100% certificada.
  • Portas e janelas abrangentes aproveitam a iluminação natural, diminuindo o uso da energia elétrica.
  • Áreas contíguas permitem a interação com ambientes externos e funcionam como espaços de descompressão.
  • Forro acústico proporciona melhor qualidade de trabalho e bem-estar aos funcionários.

Para garantir um projeto de Arquitetura Corporativa realmente sustentável é preciso pensar em cada detalhe com muito cuidado, preparando, inclusive, toda a equipe para contribuir com o novo conceito implantado. Para saber entre em contato conosco!

Compartilhe este post