Como deve ser a iluminação de uma padaria
Data: 29/08/2016

A vontade de comer começa pelos olhos. É impossível negar que um alimento bem apresentado desperta o apetite, enquanto um prato montado de qualquer jeito é capaz até de espantar a fome. Em todo esse processo a iluminação desempenha um papel essencial. É ela que ressalta o melhor ou o pior lado da comida. Assim, para quem atua no segmento alimentício essa deve ser uma das principais preocupações com relação ao estabelecimento.

No caso das padarias a luz tem de valorizar não só as cores e a consistência dos produtos expostos, como também criar uma atmosfera aconchegante que instigue o cliente a tomar um café ou comer, por exemplo, um pão de queijo fresquinho. Ou seja, o ambiente precisa ser convidativo em todos os sentidos, tanto para aqueles que só estão de passagem, quanto para as pessoas com tempo para se acomodar.

Nas gôndolas, nos balcões, nas vitrines, na loja e na área de produção. As padarias contam com diferentes espaços onde a iluminação é responsável pela qualidade dos alimentos. Não se trata de uma simples questão estética. O projeto luminotécnico influencia também no conforto térmico e na conservação dos itens preparados.

iluminacao-padaria-ratton

 Projeto de S3 ARQUITECTOS & Bernardo Daupiás Alves para a RATTON | Fonte: Architizer.

iluminacao-padaria-remy-house

Projeto de Ryan Lai para a Remy House | Fonte: Retail Design Blog.

iluminacao-padaria-veneris

Projeto de Manousos Leontarakis & partners para a Veneris | Fonte: Interiorscafe.

iluminacao-padaria-nadege-patisserie

Projeto de nkA para a Nadège Patisserie | Fonte: Karmatrendz.

iluminacao-padaria-le-pain-quotidien

Projeto da DABUS ARQUITETURA para unidade da Le Pain Quotidien | Fonte: DABUS.com.br.

Padrão NBR

Vale lembrar que, para efeito de produtividade e segurança do trabalho, as padarias devem seguir os padrões brasileiros da NBR. Na área de produção e na loja, por exemplo, são necessários no mínimo 300 lux e 500 lux de luminância respectivamente.

Melhor opção

Até pouco tempo, os estabelecimentos comerciais optavam por lâmpadas fluorescentes como solução para ter eficiência energética e luminosa. No entanto, lâmpadas desse tipo apresentavam uma série de problemas como baixa qualidade de luz, rápida depreciação e incidência inconstante. Elas exigiam ainda o uso de reator interno ou externo e custo adicional de descarte por conta da presença do gás de mercúrio, extremamente tóxico.

Hoje, porém, se tornou muito fácil encontrar lâmpadas e luminárias de LED, que são ideais para negócios como as padarias, seja pela redução de gastos gerada, seja pelo desempenho superior. Tais características fazem toda diferença principalmente em lojas que precisam de iluminação 24 horas por dia.

O Brasil é um dos primeiros colocados entre os países com maior quantidade de prédios e escritórios verdes com certificação LED, emitida pela organização mundial GBC (Green Building Council). Padarias também podem conseguir por aqui a certificação LEED C.I. (Commercial Interior) e assim se tornar mais sustentável e econômica.

VEJA TAMBÉM:

+ Arquitetura Comercial: Soluções na medida certa para o seu negócio

+ Projetos DABUS ARQUITETURA para estabelecimentos comerciais

+ Quais as cores ideais para uma padaria?

Crie e expanda o seu negócio com assertividade. Entre em contato com a DABUS ARQUITETURA e saiba como podemos desenvolver o seu projeto de Arquitetura Comercial.

Referências: Lâmpadas Golden, i-Lumes, Promolux.

Compartilhe este post