Como coordenar as cores do mobiliário corporativo
Data: 18/03/2015

Quando o assunto diz respeito a cores todo mundo tem uma opinião ou preferência a apontar. Entretanto, quando está em jogo a composição de um ambiente de trabalho gostos pessoais não podem servir como critério para a tomada de decisão.

Como sempre ressaltamos aqui no blog, a Arquitetura Corporativa vai sempre em busca das opções mais coerentes com uma série de fatores que constituem a essência de um bom escritório, tais como a identidade da marca, a produtividade da equipe, o conforto dos ocupantes e a funcionalidade dos recursos.

Cores nos detalhes

Muitas pessoas esquecem, mas as cores não estão disseminadas apenas nas paredes. Elas também exercem influências por meio de outros elementos com capacidade para mudar a configuração dos ambientes. O mobiliário é o principal deles, pois além de sua presença comum, ele pode assumir um papel de destaque no espaço apresentado.

Dessa maneira, a escolha dos móveis corporativos tem de observar não só o fator ergonômico, como também o efeito estético, cuja mensagem deve reforçar os valores e o estilo da empresa.

As cores do mobiliário corporativo podem…

1. Reafirmar a presença da marca: Muitas vezes as cores da organização são usadas de modo pouco criativo ou muito óbvio no escritório. Contudo, é possível resguardar as principais tonalidades da identidade visual da marca para o mobiliário, que de forma discreta pode ressaltá-las, sem banalizá-las.

Arquitetura Corporativa Tango

O laranja característico do logotipo da Tango, desenvolvedora de aplicativos de mensagens, foi empregado apenas nos puffs espalhados comedidamente pela recepção | Projeto de Gensler | Fonte: Officelovin.

2. Complementar a iluminação: Os elementos dispostos pelas salas ou estações de trabalho influenciam indiretamente o desempenho da iluminação. Em geral, quando a intenção é otimizá-la, aconselha-se o uso de móveis claros.

Arquitetura Corporativa Leo Burnett

Mesas brancas e cadeiras em cinza claro aumentam a sensação de luminosidade na estação de trabalho da agência Leo Burnett em Moscou, Rússia | Projeto de Nefa Architects | Fonte: ArchDaily.

3. Expressar personalidade: Um método de valorizar e motivar os colaboradores é tornar o seu ambiente de trabalho um lugar único, com energia e personalidade. O mobiliário pode ajudar nesse sentido, exprimindo cores ousadas que têm a ver com o espírito da companhia.

Arquitetura Corporativa Mail.ru Games

Cores vibrantes foram adotadas nas cadeiras, mesas, sofás, luminárias e corrimãos que compõem o escritório do Studio Nord / Mail.Ru Games | Projeto de BRIZ STUDIO | Fonte: Office Snapshots.

4. Valorizar os materiais: Tonalidades inapropriadas podem deixar alguns belos materiais com um aspecto artificial ou grosseiro. Além de tirar o seu charme, isso acaba empobrecendo certos tipos de mobiliário. Por isso deve-se ficar atento para escolher cores que ressaltem as melhores qualidades dos materiais constituintes.

Arquitetura Corporativa YOOtheme

A tonalidade clara favoreceu o aspecto cerâmico das luminárias da YOOtheme, empresa de desenvolvimento web | “Design in-house” | Fonte: Officelovin.

5. Quebrar a monotonia: Alguns ambientes precisam ser mais sóbrios que outros. Mas isso não significa que a monotonia precise imperar. Aplicados em doses cuidadosas, móveis com cores diferentes ajudam a dar vivacidade à composição.

Além de aludirem à marca, as cadeiras vermelhas tornaram o espaço mais dinâmico, sem sobrecarregá-lo com excesso de informação | Projeto da DABUS ARQUITETURA | Fonte: DABUS.com.br.

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