Como aproveitar melhor o espaço em escritórios pequenos
Data: 31/08/2011

Um dos desafios da Arquitetura Corporativa é aproveitar os espaços das empresas e escritórios de modo a otimizar a sua utilização e a experiência tanto dos profissionais quanto dos clientes que terão contato com os mesmos.

Nem sempre a área disponível é a ideal para se projetar as soluções desejadas. Principalmente em espaços pequenos é necessário um planejamento muito bem organizado para lidar com a quantidade de papéis, documentos e equipamentos que fazem parte do dia a dia dos escritórios.

É possível ter um ambiente agradável mesmo quando o metro quadrado é reduzido?

A resposta é sim. Para isso, é preciso recorrer não só às estratégias da Arquitetura Corporativa, como também à decoração e à ambientação voltadas ao universo empresarial.

É fundamental ter sempre em mente a questão da funcionalidade. Não adianta empregar recursos esteticamente agradáveis se a usabilidade do local e o trabalho se tornam pouco práticos. Mas isso não significa, de forma alguma, ter que abrir mão de uma decoração bem feita. É preciso ser perspicaz, recorrendo a um mobiliário de qualidade, equipado de gavetas e compartimentos que permitam esconder e guardar os materiais de fácil dispersão, sendo os móveis de dimensões reduzidas os mais indicados para lugares pequenos.

Armários embutidos e prateleiras suspensas na parede ajudam a aproveitar melhor o espaço, podendo também contribuir para a estilização do ambiente. A ideia é buscar soluções verticais acompanhadas de diversos compartimentos.

Além disso, as cores são importantes. Como dissemos no post anterior, os tons mais claros tendem a dar uma impressão de ampliação, devendo, por isso, ser os preferidos. Neste sentido, as divisórias de vidro ou acrílico contribuem para tornar o ambiente mais claro e melhor iluminado. Aliás, a iluminação é outro importante artifício.

Focos diferentes de luz devem ser utilizados no escritório no intuito de mantê-lo vívido e ampliado. A predileção deve ser dada à luz natural abundante. Quanto melhor for a iluminação, maior será a sensação de conforto.

Plantas, vasos, quadros e outros artigos decorativos precisam ser comedidos para não causar uma poluição visual. É importante lembrar que a sua marca tem que aparecer – não a diminua entre um monte de outros itens desnecessários! Destaque-a logo na entrada e espalhe-a (com moderação) entre os componentes do escritório.

A Arquitetura Corporativa está aí para auxiliar os seus negócios, encontrando saídas inteligentes para a sua empresa.

Entre em contato com a DABUS ARQUITETURA e saiba como podemos ajudá-la.

Porque o seu espaço não pode ser um problema!

Compartilhe este post