Como a Arquitetura Corporativa pode ajudar a estimular a criatividade
Data: 30/11/2011

Pensar “fora da caixa”

Diante dos atuais e dinâmicos desafios enfrentados pelas empresas, a criatividade se tornou uma qualidade indispensável aos colaboradores. O poder de enxergar além do que é proposto, a capacidade de encontrar novas soluções e a ousadia de sugeri-las podem fazer toda a diferença no ambiente de trabalho e, cada vez mais, as organizações têm valorizado essas competências, pois se hoje o mercado se renova a todo instante, elas também precisam se renovar e, mais do que isso, se destacar.

Para que a criatividade flua é claro que, antes de tudo, é necessário contar com colaboradores que estejam dispostos e preparados a inovar. Mas, além disso, é fundamental também que o ambiente estimule os insights criativos, proporcionando uma organização e espaços adequados para isso. Se a estrutura oferecida for “dura” e inflexível, as pessoas também se sentirão assim e, desse modo, barradas na concepção de novas ideias. Por tanto, a Arquitetura Corporativa é uma importante ferramenta que deve ser articulada para se obter melhores resultados.

Mesas compartilhadas, espaços abertos e layouts flexíveis não são preferidos hoje à toa. Além de readequações práticas, eles permitem níveis de compartilhamento, comunicação e fomentação de novas ideias muito maiores do que aqueles observados nos anos 80, por exemplo, quando a hierarquia organizacional impositiva associada a salas fechadas e individualizadas era um padrão nos projetos arquitetônicos.

A partir do momento em que o diálogo, o trabalho em grupo e a troca de experiências são valorizados, mais facilmente os insights poderão surgir e se renovar ao longo do dia. Mas, não é só isso, toda a ambientação pode contribuir. A aplicação (ponderada) de algumas cores como o laranja e o púrpura, o design arrojado do mobiliário, os formatos diferenciados, os artigos ligados à arte e os painéis ou cenas inspiradoras são alguns fatores que ajudam a estimular a criatividade.

É importante destacar também as salas de descompressão, que são, basicamente, ambientes preparados para combater o stress na empresa. Neles os colaboradores podem aproveitar momentos de puro relaxamento ou de interatividade, o que irá variar conforme a proposta pretendida e as necessidades dos funcionários. A ideia é oferecer um espaço para que eles possam revigorar as energias e “arejar” o pensamento.

Por mais que a criatividade seja uma qualidade valorizada em sua companhia, se a sua Arquitetura Corporativa não estiver adequada, dificilmente ela beneficiará as inovações. Por isso, fique atento e evolua!

Compartilhe este post