BI na Construção Civil: aplicações e vantagens
Data: 27/10/2021

BI na Construção Civil

Nos últimos anos, empresas dos mais diversos segmentos passaram a investir com mais força na captação e gestão de dados. Então, o Business Intelligence despontou como um recurso essencial, repleto de potenciais para as empresas mais comprometidas com a inteligência por trás das informações. O BI na Construção Civil também passou a ser uma realidade. No entanto, ainda são poucos os que investem nessa ferramenta.

Assim, no post de hoje queremos destacar os potenciais do BI atrelados às necessidades da construção. Com ele é possível reunir uma grande quantidade de dados de maneira centralizada, automatizada e sem perda de tempo. Portanto, estamos falando de uma tecnologia capaz de otimizar processos e fornecer bases sólidas para a tomada de decisão.

A seguir você poderá entender melhor sobre o assunto e visualizar com mais clareza os benefícios relacionados. Sejam eles para o cliente ou para os profissionais prestadores de serviço. Acompanhe!

O que é Business Intelligence?

Business Intelligence, ou simplesmente BI, é um termo criado pelo Gartner Group para designar uma série de ferramentas, técnicas e conceitos voltados à organização e análise de informações extraídas de diferentes fontes. Por isso, trata-se de um recurso de caráter estratégico, uma vez que oferece aos gestores um suporte altamente qualificado para a tomada de decisões.

Graças à tecnologia, que interliga diversos sistemas, é possível passar a mapear, interpretar e automatizar processos de forma muito mais assertiva e ágil. Contudo, o negócio que dá seus primeiros passos nessa direção precisa estar preparado para uma mudança de mentalidade. Ele deve abraçar a cultura de inovação.

Com relação ao BI na Construção Civil não é diferente. A partir dele novas práticas precisam ser delineadas. É crucial que exista um objetivo claro e definição de quais métricas são importantes. Várias aplicações podem ser adotadas, como acompanhamento do desempenho da equipe, melhoria do Gerenciamento de Obra, análise mais aprofundada do perfil do cliente e inspeção da qualidade.

Vantagens do BI na Construção Civil

Embora já tenha sido possível visualizar um pouco como o BI na Construção Civil pode ser benéfico, a seguir relacionamos 5 vantagens para ilustrar ainda melhor suas contribuições.

1. Agilidade e assertividade para planejar 

Ao centralizar as informações de diferentes sistemas, o BI permite ter uma visão mais organizada e rápida de um amplo panorama da construção. Isso confere maior propriedade sobre a tomada de decisões.

2. Economia

Os dados coletados permitem estabelecer análises de cunho financeiro para identificar, por exemplo, desperdícios na obra e áreas que geram maiores gastos. Assim, planos podem ser criados para solucionar os pontos críticos.

3. Indicadores precisos 

Na construção há diversas áreas a serem acompanhadas, cada qual com seus próprios indicadores. O BI facilita e garante o levantamento deles, conforme as métricas previamente definidas.

4. Redução de erros

Com informações mais ricas é possível implementar melhorias a partir da identificação dos fatores sensíveis ou falhos. Portanto, a construção passa a evoluir de modo contínuo, evitando erros previsíveis, sempre rumo à excelência.

5. Otimização do desempenho

O desempenho dos profissionais do setor nem sempre é analisado com a profundidade necessária. Mas com o BI torna-se mais prático desenvolver uma fiscalização eficiente, realista e justa, a partir da qual pode-se promover condições e soluções para que o time potencialize suas forças.

A tecnologia ainda irá avançar muito mais. Novos recursos e cenários se abrirão para a Construção Civil. Entretanto, é necessário estar atento, sempre em busca de inovação e melhoria contínua, como nós da DABUS ARQUITETURA estamos.

Continue acompanhando nosso blog e nosso Instagram para ficar por dentro de nossas dicas e novidades!

Compartilhe este post