Arquitetura e rendimento escolar: por que e como promover essa relação?
Data: 07/03/2022

Arquitetura e rendimento escolar

Reunir crianças, jovens ou mesmo adultos em um espaço de ensino não é tarefa fácil. Até mesmo porque, este também funciona como palco de convivência e experiências emocionais.

A cultura da instituição, seu método pedagógico e a competência de seus professores são fatores de suma importância para o desenvolvimento dos alunos. Contudo, não podemos parar por aí. Precisamos levar em consideração também a relação entre Arquitetura e rendimento escolar

As condições disponíveis no ambiente podem ser decisivas não só sobre o conforto dos ocupantes. Mas igualmente sobre sua capacidade de concentração e assimilação. Portanto, é indispensável um planejamento cuidadoso do projeto arquitetônico.

Acompanhe o post de hoje e saiba mais! 

Importância da relação Arquitetura e rendimento escolar 

Para que o aluno tenha uma vida escolar saudável, engajada e promissora, é essencial que ele conte com recursos físicos adequados. O que vai muito além dos materiais didáticos e do mobiliário disponível. O ambiente de aprendizado deve ser considerado como um todo.

A Arquitetura tem de assegurar a ergonomia, a acessibilidade e o conforto de todos. Estes são aspectos primordiais para promover a saúde dos ocupantes. Sem ela se torna inviável pensar em um bom desempenho.

O tratamento termoacústico, a iluminação, o layout e distribuição das salas, o contato com a natureza e muitos outros cuidados são condições a serem previstas pelo projeto da escola. Portanto, vale mencionar, é necessário contar com um time de profissionais realmente comprometidos com a instituição e sua missão.

Quando há esse envolvimento, é possível viabilizar soluções inteligentes e econômicas, voltadas para as necessidades específicas de cada escola. Isto resultará em ambientes muito mais seguros, harmônicos e estimulantes.

Medidas para promover o rendimento escolar pela Arquitetura

Para que essa relação seja equilibrada e eficiente, faz toda a diferença que ela seja visada desde o início do projeto arquitetônico. Então, todos os detalhes passarão a ter um cuidado especial, voltado a resultados sensíveis. Incluindo uso das cores de modo estratégico.

As dimensões do terreno precisam estar em conformidade com o público que será recebido. Espaços apertados, por exemplo, tendem a estressar tanto alunos quanto professores. Portanto, não se pode deixar de considerar tais proporções. 

A incidência da luz solar e da direção dos ventos também devem ser planejadas. Dependendo das orientações definidas, se torna possível aproveitar ao máximo os recursos da natureza e, desta forma, criar espaços mais agradáveis, sustentáveis e econômicos.

O contato com o verde também é importante para promover uma sensação maior de tranquilidade. Com a cabeça “fresca”, os alunos apresentarão mais condições de se desdobrarem sobre as tarefas propostas.

Há muitos pontos a serem trabalhados. Como mencionado, cada instituição requerirá medidas muito próprias. Nós, da DABUS ARQUITETURA, estamos aqui para entender suas necessidades.

Então, chame no WhatsApp (11) 98327- Pool 6060 e saiba como podemos desenvolver seu projeto de Arquitetura Escolar!

Compartilhe este post