Arquitetura criativa: 5 características
Data: 18/04/2022

Arquitetura criativa
Neste projeto que desenvolvemos para a Céu de Prata, a iluminação cria desenhos que lembram nuvens.

Quando se fala em Arquitetura criativa muitos logo pensam em soluções inovadoras. Pensam em saídas inéditas para problemas comuns. Imaginam algo totalmente diferente do que já foi visto.

Mas, será que essa concepção é legítima ou verdadeira? Será que criatividade tem a ver apenas com “ineditismo”?  No post de hoje vamos entender melhor sobre o assunto e verificar quais características revelam uma Arquitetura criativa.

Entretanto, antes, vale destacar que seu valor não pode estar embasado em atributos diferenciados, meramente estéticos. É preciso sempre levar em conta sua finalidade em resposta a necessidades humanas.

Acompanhe!

Afinal, o que é uma Arquitetura criativa?

A ideia de que algo só pode ser criativo se for totalmente novo é equivocada. Antes, uma Arquitetura criativa tem muito mais a ver com proporcionar soluções inteligentes, eficazes e funcionais diante das limitações impostas.

Todo projeto enfrenta algum tipo de limitação. Seja ele com relação ao terreno, ao prazo, à verba ou mesmo aos gostos pessoais do cliente, dentre tantas outras situações. Portanto, cabe aos profissionais encontrarem saídas viáveis. E, nesta hora, haja criatividade!

Assim, Arquitetura criativa tem a ver também com o processo pelo qual as soluções são planejadas e desenvolvidas. Tem relação ainda com aplicações diferentes daquilo que já existe. Por que não? Ou seja, tem a ver com ousadia e uma visão inovadora, que rompe com as “caixas” impostas pelas convenções limitantes.

A seguir relacionamos alguns fatores que ajudam a identificar uma Arquitetura criativa:

1. Novas finalidades 

Aqui estamos falando da utilização inesperada, ou inusitada, de algo que, geralmente, é destinado a cumprir um único papel. Aplicar outras funções a um objeto, forma ou conceito, por exemplo, requer criatividade.

2. Beleza e funcionalidade

Resolver um problema latente já é, por si só, louvável. E se torna ainda mais quando o resultado alia beleza à funcionalidade. Para realizar este casamento, na maioria das vezes, é necessário muito estudo e uma boa dose de inspiração.

3. Provocação

Mais do que apenas acolher e acomodar seus ocupantes, a Arquitetura se torna mais criativa quando, intencionalmente, é capaz de provar sensações, emoções e sentimentos.

4. Novas formas

É engenhosa também a exploração de formas incomuns, que criam desenhos, layouts e designs diferenciados. Em boa parte dos casos, isso acaba tendo um efeito provocativo.

5. Soluções integradas

Já falamos da união entre beleza e funcionalidade. Contudo, é preciso reconhecer que um projeto é ainda mais singular quando consegue apresentar um resultado que integra saídas inteligentes para diversos desafios. Como limitações de espaço, desequilíbrios térmicos, desníveis do terreno e verba reduzida.

Preza por uma Arquitetura criativa e funcional? Então, você precisa entrar em contato conosco. A partir do estudo de suas reais necessidades, nossa equipe irá desenvolver soluções que aliam inovação, agilidade e economia.

Fale com a gente pelo WhatsApp (11) 98327-6060!

Compartilhe este post