Como a Arquitetura Corporativa otimiza a qualidade do trabalho?
Data: 10/11/2018

Planejar bem o escritório é uma questão crucial para se ter produtividade, resultado e qualidade de vida profissional. Tudo isso leva à qualidade do trabalho realizado. Quem não quer isso para o seu negócio?

No entanto, mais do que uma ambientação descolada ou deslumbrante para os olhos, é preciso pensar em funcionalidade. A atuação da equipe tem de ser facilitada por recursos alocados estrategicamente. Tecnologia, comunicação visual, ergonomia, acessibilidade e muitas outras disciplinas estão envolvidas aí.

É preciso lembrar (sempre) do fator humano, pois é ele quem está por trás de todos os aspectos de uma organização. Portanto, o projeto arquitetônico deve entender muito bem do homem e suas dimensões subjetivas.

Levando em conta questões como essas, no post de hoje você vai entender melhor como a Arquitetura Corporativa é capaz de otimizar o desempenho do seu time.

A qualidade do trabalho e suas diferentes facetas

Qualidade do trabalho

Há diversos prismas abrangidos na expressão “qualidade do trabalho”. O que ela quer dizer, afinal?

Embora cada empresa deva ter seus parâmetros e métricas para uma análise particularizada, é possível relacionar alguns pontos fundamentais. Como, por exemplo: eficiência das soluções, rapidez no cumprimento de prazos, aquisição e retenção de clientes, clima organizacional favorável e atingimento de metas.

Para se ter tudo isso é natural que as lideranças tenham de ser inspiradoras, que a gestão seja ágil e perspicaz, e que os talentos certos estejam nos lugares certos.

Contudo, a Arquitetura Corporativa também contribui para que o resultado das atividades seja ainda mais satisfatório.

1. Fortalecimento da identidade

O projeto reflete a cultura da organização e, assim, contribui para que todos estejam devidamente alinhados com ela. Esse alinhamento é indispensável para que o trabalho siga no caminho correto.

2. Foco no resultado

Um ambiente pensado exclusivamente para a realidade daquela equipe se torna propício a sua concentração e também ao relaxamento, quando necessário. Sem preocupações com recursos, conforto e organização, o pessoal se torna mais focado nos resultados a serem atingidos.

3. Saúde em dia

As longas horas dentro do escritório podem levar ao cansaço, estresse e até a algum problema físico. Isso é possível quando não existe preocupação com as condições do espaço. Mas a Arquitetura Corporativa prevê soluções que visam garantir, por exemplo, a correta postura nas estações de trabalho, o conforto termoacústico e o isolamento do som (ruídos). Dessa forma, a saúde dos colaboradores não corre risco e a qualidade do trabalho é assegurada.

4. Segurança

Um ambiente instável gera desconforto e, consequentemente, falta de concentração. Isso não tem a ver apenas com o clima do relacionamento organizacional. Tem a ver também com os parâmetros de segurança.

Para que possa operar, o escritório tem de estar adequadamente equipado para evitar ou conter incêndios. Precisa de escadarias amparadas, rampas de acessibilidade, sinalização e muitos outros fatores que são, inclusive, obrigatórios pela lei. O projeto há que contemplar todos eles.

Quer ter o máximo desempenho na sua empresa? Entre em contato com a DABUS ARQUITETURA e saiba como podemos desenvolver o seu projeto.

Entendemos as suas dores e planejamos as melhores soluções para saná-las!

Compartilhe este post