Arquitetura Corporativa e áreas de convivência: Erros que devem ser evitados
Data: 30/05/2012

Empresas de diferentes segmentos se conscientizam cada vez mais sobre a importância de se criar um clima agradável dentro do ambiente corporativo. A compreensão de que é preciso oferecer as condições necessárias para que os colaboradores trabalhem com conforto e, consequentemente, com mais qualidade e produtividade tem sido fundamental nos tempos atuais, em que a maior parte das pessoas possui um dia a dia estressante de muitos afazeres.

Levando em consideração a realidade de cada companhia, em uma atuação personalizada,Arquitetura Corporativa tem destacado diversas soluções para proporcionar uma rotina de trabalho mais saudável, entre elas a área de convivência.

Equipado com recursos e mobiliários diferenciados, esse espaço tem como principal objetivo oferecer um “escape” aos funcionários em momentos que podem ser determinados pela diretoria. Nesses momentos eles têm a oportunidade de “refrescar a refrescar a cabeça”, interagir e sociabilizar com os companheiros, renovando as energias para voltar com tudo às suas tarefas.

Já foi o tempo em que era proibido conversar na empresa. Hoje se entende que trocar experiências e informações ajuda a fortalecer o espírito de equipe, além de estimular o surgimento de novas ideias criativas e atitudes colaborativas.

No entanto, para que esses fatores possam ser garantidos a partir da área de convivência, é imprescindível que ela seja devidamente orientada, evitando erros como:

  • – Ambientes fechados e/ou apertados: Ao invés de trazer relaxamento tendem a aumentar o stress, causar constrangimento e desconforto, e ainda estimular sensações claustrofóbicas. O ideal é que o espaço de convivência seja amplo, contanto com iluminação natural, climatização fluida e dimensões que permitam a circulação;
  • – Cores vibrantes: Enérgicas, elas têm o poder de estimular os sentidos, deixando as pessoas mais agitadas. Como a intenção é justamente a oposta, ou seja, contribuir para deixar as pessoas mais calmas e relaxadas, as mais indicadas para o caso são as cores em tons suaves ou neutros;
  • – Iluminação cheia de efeitos: A área de convivência deve permitir que os colaboradores troquem vivências ao mesmo tempo em que possam buscar um momento de relaxamento. Por isso, a iluminação tem de se fazer presente na medida certa, sem efeitos, nem baixa e nem intensa.

Quer um ambiente de trabalho mais agradável e produtivo?

Então entre em contato com a DABUS ARQUITETURA e conheça nossas soluções para o seu projeto de Arquitetura Corporativa!

Compartilhe este post