Arquitetura Corporativa e ambientação para as salas de recepção
Data: 14/12/2011

Salas de recepção, ou simplesmente “Recepção”, são espaços diferenciados dentro de uma empresa. Além de serem responsáveis pelo atendimento aos clientes, ou mesmo aos fornecedores, esses ambientes representam a primeira impressão que será absorvida pelos visitantes.

Qual mensagem deve ser transmitida? Como a identidade da marca será explorada? Quais sensações têm que ser despertadas?

Todas essas questões precisam estar muito bem resolvidas por meio de aplicações harmônicas e capazes gerar uma experiência agradável, na qual a identidade da marca está em evidência e o conforto adequadamente articulado.

Esses devem ser os princípios que irão direcionar o projeto da Recepção. Ao contrário do que deve acontecer em outros ambientes, nela é permitido (e recomendado) a utilização de alguns elementos de impacto, como cores mais fortes, iluminação diferenciada e revestimentos estilizados. É preciso, nesse espaço, proporcionar uma experiência de imersão no universo de sua empresa, sem, contudo, romper a barreira do ponderável, do bom senso.

Isso significa que grandes efeitos e uma “comunicação de choque” não são bem-vindos. O princípio do conforto deve regular os exageros. No caso das cores, por exemplo, embora seja possível a utilização de tonalidades mais vibrantes, essas não devem dominar todo o ambiente. Se isso acontecesse ele poderia se tornar incômodo e estressante. Por isso, a aplicação dessas cores devem ficar limitadas a algumas paredes, objetos ou revestimentos. Uma ideia é usá-las na parede onde ficará o logotipo da marca, a fim de conferir-lhe um destaque maior.

Quanto à iluminação, é indicado que ela não seja uniforme, pois desse modo é possível criar efeitos para tornar a sala mais interessante. Por outro lado, é necessário tomar muito cuidado, pois no balcão não se pode ter sombras que modificam a fisionomia das pessoas. Sendo assim, é preciso recorrer a soluções pontuais!

É importante observar também que muitas recepções se mesclam à sala de espera, devendo, portanto, contar com um mobiliário ainda melhor qualificado. A escolha por cadeiras ou poltronas, por exemplo, dependerá do metro quadrado disponível, uma vez que as opções ocupam espaços diferentes. Por terem, em geral, proporções modestas, as cadeiras são mais indicadas para salas pequenas ou que precisam da otimização do espaço. Quanto às poltronas, é fundamental se preocupar com os tipos de divisão, pois lugares integrados podem ser incômodos para algumas pessoas. Em todos os casos a Ergonomia deve ser um fator primordial.

Já em relação ao balcão de atendimento é possível pensar em formas diferenciadas. Um design inovador é capaz de chamar a atenção e de valorizar a sala. Mas, é preciso pensar também em como ele atenderá as necessidades do responsável que, geralmente, necessita de áreas para acomodar papéis e equipamentos, além da própria área para falar com os clientes e dos compartimentos para arquivar documentos.

A orientação do espaço, o tipo de layout, os sistemas de segurança e de sinalização, tudo deve estar previsto no projeto de Arquitetura Corporativa, o qual precisa garantir, a partir da recepção, o acesso facilitado e personalizado a todos os outros ambientes da empresa.

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