Arquitetura Corporativa e a ambientação adequada para as salas de espera
Data: 24/08/2011

Mais do que impressionar os clientes com grandes estruturas ou com recursos de alta tecnologia, as empresas de hoje precisam pensar em soluções que entreguem conforto e bom atendimento ao seu público.

Mantendo o foco nestes esforços a imagem corporativa já alcançará um posicionamento positivo, que ficará ligado a uma experiência humanizada e única. As pessoas querem ser vistas e tratadas como indivíduos diferenciados e não mais como meros consumidores aos quais é destinado um bombardeio de ações de Propaganda e Marketing.

Nos escritórios, o momento na sala de espera é crucial. É ali que o cliente terá a sua primeira impressão da empresa, fator que, aliás, não dependerá apenas de como os atendentes o recepcionam, mas também da Arquitetura Corporativa e da ambientação empregada.

Devido ao ritmo agitado de vida, para muitos ter que aguardar pode ser uma tortura. Por isso, é fundamental se preocupar com todos os detalhes, a fim de tornar a experiência da espera a mais agradável possível…


Mobiliário

É imprescindível que os móveis sejam ergonômicos, especialmente, os assentos dos clientes. Materiais de boa qualidade, artigos decorativos originais e design que lembre os traços da marca da empresa ajudam a criar um impacto positivo. Sobre optar por sofás ou cadeiras é necessário considerar o espaço disponível. Geralmente, os sofás tendem a ocupar um espaço maior, enquanto as cadeiras oferecem um melhor aproveitamento do mesmo, podendo acomodar um número maior de pessoas. Manter uma distância razoável entre os móveis é importante para possibilitar uma movimentação mais confortável na sala.

Cores

Em ambientes pequenos é aconselhável o uso de tons claros, pois eles ajudam a ampliar o espaço, dando a impressão de que ele é maior do que realmente é. Cores quentes são mais indicadas para lugares maiores, mas sem muitas variações. O uso constante destas cores pode deixar os clientes agitados, por isso é preciso cautela. Um ambiente mais clean é a melhor opção.

Iluminação

Deve dialogar com as cores aplicadas e propiciar a leitura. Para criar um efeito mais elaborado é possível utilizar uma luz fria no centro e nos cantos luzes quentes.

Recursos, materiais e equipamentos disponíveis

Música ambiente é bem vinda, mas ela não deve competir com a televisão, caso esta seja disponibilizada. Quanto às revistas, esteja seguro de que elas são atuais, pois edições antigas podem ser associadas ao seu negócio negativamente: as pessoas podem achar que ele também está desatualizado! Já o relógio, é melhor que não esteja presente, pois ele realça a questão do tempo e evidencia um possível atraso.

Pense na Arquitetura Corporativa como um elemento estratégico. Associe a ela todos os recursos necessários para tornar a experiência do seu cliente encantadora. E, caso ele tenha de esperar, surpreenda-o logo na recepção, onde a sua marca estará em destaque.

Compartilhe este post