Áreas de convivência na empresa: como torná-las mais produtivas?
Data: 25/07/2022

Áreas de convivência na empresa

As áreas de convivência na empresa são essenciais para aproximar o time e criar uma atmosfera mais dinâmica. No entanto, elas podem ir além e se tornarem espaços mais produtivos para o negócio como um todo. Como isso é possível?

No artigo de hoje, apontaremos medidas importantes capazes de impulsionar esses ambientes de maior descontração. Se bem planejados, eles auxiliam a conquistar resultados superiores. E, sem dúvida alguma, é isso que você almeja.

Vem com a gente e conheça as dicas. Passe a ter um olhar mais inteligente sobre o seu escritório!

Características das áreas de convivência na empresa

Quando se fala em áreas de convivência na empresa logo vem à mente pessoas conversando, comendo, relaxando. Realmente, a proposta para esse espaço é permitir que os colaboradores possam interagir e esquecer um pouco a tensão do trabalho. 

Assim, o layout desse local deve ser planejado para estimular o diálogo e afastar os ocupantes, por exemplo, do isolamento focado nas telas dos celulares. Portanto, acomodações e assentos próximos costumam ser utilizados para provocar a interatividade.

Mas, vale observar que as áreas de convivência também podem assumir outras propostas. Como reuniões informais, ou mesmo atividades em grupo. Ocasiões estas perfeitas para abordar questões diretamente relacionadas à organização. 

O que fazer para tornar os espaços de convívio mais produtivos? 

A seguir relacionamos 3 dicas bem objetivas. Para colocar em prática mesmo! Então, tome nota!

1. Foque em experiências humanas

As áreas de convivência na empresa têm de ser voltadas especialmente a necessidades humanas. Sobretudo de relações interpessoais. Por isso, não queira transformar o ambiente em um lugar cheio de regras. Muito menos em uma extensão das estações de trabalho. As pessoas precisam se sentir bem e confortáveis ali. Devem ter condições de reabastecer as energias, tanto física quanto psicologicamente falando.

2. Promova atividades em grupo

Dinâmicas e reuniões informais podem ser bem-vindas. Entretanto, desde que mantenham uma orientação colaborativa e sem rigidez. Desse modo, não será proibido estimular a equipe a encontrar soluções para problemas, desenvolver a criatividade e alinhar a comunicação.

3. Capriche no projeto

É crucial que todo o ambiente esteja em sintonia com a identidade da marca e, ao mesmo tempo, com as necessidades próprias de cada empresa. A partir de uma visão sistêmica sobre essas necessidades torna-se possível elaborar espaços que contribuam com o clima organizacional, retenção de talentos e desempenho do time.

Leia também nosso artigo em que relacionamos as razões para se investir nas áreas de convivência.

Nós, da DABUS ARQUITETURA, desenvolvemos soluções inteligentes para empresas há mais de 30 anos. Nossa paixão é ajudar negócios a obterem resultados superiores a partir de seu espaço de trabalho

Entre em contato com a gente pelo WhatsApp (11) 98327-6060 e saiba como podemos te atender!

Compartilhe este post