Área de descompressão: Quando incluí-la na Arquitetura Corporativa?
Data: 12/03/2018

A área de descompressão dentro das empresas garante que os colaboradores tenham um espaço para distração e descanso.

Diante da pressão do ambiente de trabalho e da quantidade de tarefas a serem realizadas, é certo que os colaboradores queiram (e precisem) de um momento de relaxamento.

Nesse sentido, uma área de descompressão é uma ótima aposta…

Mas por que devo investir em uma área de descompressão?

Área de descompressão na empresa

Como dito acima, uma área de descompressão tem o intuito de fazer com que os colaboradores tenham um espaço de descanso.

É importante que a empresa tenha o perfil apropriado para a adoção desse tipo de espaço. Os jovens que estão ingressando no mercado de trabalho constituem o público mais engajado com esse tipo de solução.  Eles têm mais energia e são inquietos. Assim, um ambiente de descanso pode proporcionar melhores resultados.

Essas áreas ainda servem como “escape” para o colaborador, de forma que sua capacidade produtiva não se esgote. Mudar de um ambiente sério para um ambiente tranquilizador, pode ser uma fonte de alívio, satisfação e criatividade.

Além disso, a interação entre a equipe se torna mais intensa e o grupo cria um relacionamento mais estreito, fatores que colaboram para o surgimento de nova ideias e propostas de melhorias.

E como devem ser esses espaços?

Uma área de descompressão deve ser incluída na Arquitetura Corporativa de forma a se enquadrar no perfil da empresa, além de ser rentável para ela. Colaboradores felizes e relaxados, produzem mais e melhor. Portanto, o investimento deve ser proporcional à quantidade de colaboradores e à receita do negócio.

Algumas empresas investem em salas com jogos e até TV’s. Outras, apostam apenas nos sofás, poltronas ou puffs. A criatividade é a chave! O importante é que haja uma boa decoração dentro de um ambiente confortável.

Esses espaços devem ser arquitetados por um profissional, de acordo com o perfil da empresa e outros fatores, tais como seus colaboradores, metas e objetivos.

O importante é que a área de descompressão seja um ambiente agradável e descontraído. Detalhes de decorações e espaços interativos, são planejados de acordo com cada empresa. Não há um padrão a ser seguido.

Quando  investir nessas áreas dentro da minha empresa?

Quando a carga horária e a carga de atividades é muito grande para a quantidade de colaboradores, talvez seja o momento apropriado para pensar em investir em uma área de descompressão.

É interessante que a empresa tenha um perfil adequado para essas áreas. Existem pessoas que não se identificam com o conceito de “fugir do tradicional”, e esse tipo de investimento não lhes agrada. É importante também, que os colaboradores tenham bom senso para fazer um melhor uso das áreas de descompressão, de forma a aproveitá-las nos intervalos certos, sem deixar que atrapalhe seu rendimento. A ideia é melhorá-lo, não o contrário!

Lembre-se: o investimento envolve um projeto corporativo que inclua um mobiliário diferenciado, decoração e uma ambientação mais descontraída. Portanto, é importante contratar um profissional especializado nesse tipo de arquitetura, para ter um melhor resultado para sua empresa e para os colaboradores que nela atuam!

Para isso, conte com a DABUS ARQUITETURA no desenvolvimento do seu projeto de Arquitetura Corporativa! Entre em contato com a  gente e fale mais sobre as suas necessidades 😉.

Referências: RS Design, Guia Construir e Reformar.

Compartilhe este post