Aprender fazendo: O ambiente escolar e as novas perspectivas
Data: 12/04/2018

Na educação, é fundamental adotar novas formas de ensinar para que se alcance as novas gerações de maneiras mais eficientes. Os alunos precisam de escolas que desenvolvam métodos de ensino que os levem a aprender de maneira prática.

Por meio da prática os alunos conseguem absorver maior conhecimento e é nesse sentido que o ensino precisa se pautar. As escolas precisam se atentar a uma mudança de postura com relação à educação, investindo na didática, para as próximas gerações. A grande transformação de uma sociedade só se dará através de uma educação efetiva.

Como migrar para um conceito de “aprender fazendo”

aprender fazendo

As clássicas salas de aulas devem fazer parte da antiga escola, já que a educação está sempre passando por transformações. É importante renovar os ambientes clássicos, transformando-os de forma profunda para atender a nova geração e suas práticas de aprendizagem.

Mas como renovar, equipar e transformar o ambiente de ensino? A Arquitetura Escolar ideal é aquela que oferece um ambiente seguro, confortável e agradável para o aluno. Ele é o centro das atenções e por isso, é preciso transformar a escola em um lugar mais humanizado, com aulas que unam a teoria e a prática, de forma que o aluno possa “aprender fazendo”.

Os alunos querem e precisam de um ambiente diferente, para que tenham mais vontade de permanecer no local de estudos e desenvolvam um interesse maior pelos estudos. O conceito “aprender fazendo” requer uma estrutura que facilite o aprendizado, seja nas áreas de recreação ou nas salas de estudos.

Iniciativas que transformam o ambiente escolar

O projeto que visa mudar o ambiente escolar não inclui apenas introduzir mais tecnologia ao ensino. Além de focar em espaços modernos, atrelados à tecnologia atual, é preciso investir também em áreas sustentáveis.

O conceito de “aprender fazendo” requer áreas modernas, e que acima de tudo ofereçam conforto. Salas com entrada de luz e ventilação natural faz bem para as pessoas e gera maior economia de energia ao mesmo tempo.

Espaços verdes ajudam os alunos a relaxar nos intervalos, renovando suas energias e, além de ser agradável, a escola também ajuda a formar cidadãos mais conscientes em relação ao meio ambiente.

A escola do futuro visa oferecer um método de ensino que permite ao aluno “aprender fazendo”. Ao focar na Arquitetura Escolar é possível despertar nos alunos o interesse pelos estudos, ajudando-os a tornarem-se melhores seres humanos e ótimos profissionais.

Nós da DABUS ARQUITETURA já estamos em sintonia com o futuro e as atuais transformações. Entre em contato conosco e saiba como podemos desenvolver o projeto da sua instituição!

Referências: WPensar, PorVir e Portal Educação.

Compartilhe este post