Acústica no escritório: importância e como tratá-la
Data: 06/03/2023

Falar sobre acústica no escritório é falar sobre a saúde dos ocupantes. Isso porque o conforto sonoro proporciona diversos benefícios, que evitam problemas como estresse, dor de cabeça e até danos permanentes à audição. 

Existem diferentes fontes de ruídos no espaço de trabalho. Entretanto, muitos deles não são, sequer, percebidos como prejudiciais. Tais como o volume interno de conversas e os barulhos vindos da rua.

É essencial analisar cada ambiente para identificar os pontos críticos e encontrar as soluções mais adequadas. Existem cálculos específicos para realizar a medição dos níveis de ruído, encontrar as fontes sonoras e seus meios de propagação.

Acompanhe o post de hoje e saiba porque este assunto é indispensável para a sua empresa! 

Afinal, por que garantir o tratamento acústico?

Como mencionado, cuidar da acústica no escritório é imprescindível para proporcionar um ambiente confortável, ergonômico e seguro para a saúde de todos. 

Sem um tratamento adequado, os ruídos no local podem causar falta de concentração no desempenho das tarefas. O que prejudica a produtividade do negócio e permite o surgimento de problemas como dor de cabeça e estresse.

Desse modo, o time se torna insatisfeito e menos engajado. O que impacta direta e negativamente a employee experience e a retenção de talentos

Além disso, vale destacar, que essas consequências geram ainda custos para a organização. Seja com tratamentos de saúde para os funcionários, seja com os trâmites de desligamento e novas contratações.

Como tratar a acústica no escritório?

Há diferentes soluções para proporcionar conforto acústico no espaço corporativo. A primeira providência é entender as necessidades de privacidade e concentração de seu time. Para tanto, é preciso conhecer bem o tipo de atividade realizada pelos setores. 

Outro fator determinante são as fontes de ruídos. Para mapeá-las é necessário um estudo atento. Em escritórios com layout open space, por exemplo, as interações e conversas entre os colaboradores são uma fonte relevante. Para tratá-la é possível recorrer a divisórias e painéis com capacidade de absorção sonora.

De modo geral, para obter um isolamento acústico satisfatório, é preciso que paredes (ou divisórias), pisos e tetos contem com os revestimentos apropriados.

Há muitos materiais que promovem a redução da reverberação. Tais como lã de vidro, lã mineral, espumas, alguns tipos de madeira, entre outros. É possível combiná-los para obter o nível de isolamento desejado.

Nós, da DABUS ARQUITETURA, somos especialistas em projetos de Arquitetura Corporativa. Por isso, entre em contato pelo WhatsApp 11 98327-6060 e saiba como podemos ajudar! 

Compartilhe este post