A iluminação como elemento de valorização da fachada corporativa
Data: 12/11/2014

Não tem nada mais charmoso do que um prédio bem iluminado à noite. No entanto, muitas companhias se esquecem desse artifício para manter o seu nome em destaque na Arquitetura Corporativa e marcar presença no conturbado cenário urbano.

A empresa deve se preocupar com a imagem da marca mesmo no período noturno e buscar tirar vantagem desse horário para apresentar uma fachada muito mais imponente e atrativa. Ainda que o escritório funcione apenas durante o dia, a noite pode (e deve) ser explorada de maneira criativa visando um posicionamento mais competitivo.

É importante destacar que uma iluminação eficiente não abarca apenas a dimensão estética e de valorização do prédio, mas também contribui para reforçar a segurança do local. Assim, o edifício iluminado logo se torna ponto de referência.

arquitetura-corporativa-iluminacao-sur-yapi

SUR YAPI | Projeto de Tago Architects | Fonte: A As Architecture.

A iluminação da fachada corporativa precisa ser estudada e planejada com cuidado, a fim de que as características da Arquitetura sejam preservadas e valorizadas, assim como o estilo/linguagem da marca, que tem de estar presente nas cores, movimentos e personalidade das luzes.

Esse tipo de trabalho deve ser direcionado por um profissional experiente que consiga articular os melhores recursos disponíveis para proporcionar um efeito funcional, instigante, econômico e, ao mesmo tempo, capaz de transmitir uma mensagem. Logo, não se trata, em momento algum, de um mero e aleatório esforço para simplesmente “enfeitar” o exterior do escritório.

arquitetura-corporativa-iluminacao-sunwell-muse-kitasando

Sunwell Muse Kitasando | Projeto de Takato Tamagami e Tsutomu Hasegawa | Fonte: karmatrendz.

A iluminação não pode ser excessiva, mas deve ser assertiva sobre os pontos mais relevantes da edificação. Luzes demais podem causar resultados indesejados, com o “chamamento” da fachada, que compromete sua tridimensionalidade e, consequentemente, depõe contra suas reais características.

Os refletores LED são a melhor opção quando o assunto é iluminação externa. Além de resistentes e altamente duráveis (podem chegar a 50 mil horas de funcionamento), eles proporcionam mais economia do que os produtos comuns.

arquitetura-corporativa-iluminacao-leitec

Sede da Leitec | Projeto de Ottmar Stadermann | Fonte: Marazzi.

Quer saber mais sobre a iluminação de fachadas corporativasEntre em contato com a DABUS ARQUITETURA e fique por dentro das soluções que podem ser aplicadas ao seu escritório!

Compartilhe este post