A acústica na Arquitetura Corporativa
Data: 26/08/2010

Trabalhar com qualidade, sentindo que é possível realizar as atividades de modo tranquilo, seguro e concentrado é fundamental quando se preza pela qualidade e produtividade da empresa e de seus colaboradores.

O escritório pode ser muito bem organizado, os materiais e equipamentos de trabalho de excelente qualidade, os ambientes podem ser confortáveis, a equipe cheia de talento, mas sem foco e concentração fica difícil ser eficiente…


O barulho (ou ruído) é um grande dispersor de atenção, por isso, desde o início do projeto de Arquitetura Corporativa devem ser levadas em conta soluções que o eliminem, ou pelo menos minimizem.

O primeiro passo é sempre um estudo aprofundado das necessidades da empresa para que, a partir daí, se possa estabelecer os objetivos acústicos. Um escritório de advocacia tem necessidades diferentes de uma agência de publicidade, por exemplo. Por isso, as soluções da Arquitetura Corporativa deverão ser sempre muito particulares com relação aos objetivos acústicos, que devem não só prever o controle da intensidade do barulho, como também assinar design e estilo compatíveis com a identidade da empresa.

Esse tipo de projeto requer cálculos especiais que levam em conta a medição dos níveis de ruído e a identificação das fontes sonoras e seus meios de propagação. É só a partir de um estudo completo que se poderá trabalhar com os materiais mais adequados para promover a privacidade acústica no ambiente corporativo.

Dentro da empresa, as várias áreas exigem níveis de privacidade diferentes. Salas de reunião, por exemplo, precisam ser melhor protegidas tanto contra os ruídos que possam entrar, quanto aos que possam sair. Já nos departamentos de escritórios panorâmicos, divisórias que permitem certo nível de comunicabilidade sonora podem ser mais interessantes por tornar o contato entre a equipe mais fácil e ágil.

É importante ressaltar que os níveis de isolamento acústico podem (e devem) ser trabalhados de acordo com as necessidades de cada empresa sem abrir mão do bom gosto e discrição.

Janelas duplas com vácuo entre os vidros, portas de madeira maciça, revestimentos fonoabsorventes, vedação especial, além de outras soluções, incluindo as estruturais, devem fazer parte de seu projeto de Arquitetura Corporativa a fim de promover o conforto acústico vital para se produzir mais e com melhor qualidade.

Entre em contato com a DABUS ARQUITETURA e saiba como podemos tornar a sua empresa um lugar mais agradável e adequado as suas expectativas e necessidades!

 

Compartilhe este post