8 dicas de Arquitetura Corporativa para a recepção da empresa
Data: 01/10/2014

Qual a primeira impressão que sua empresa deve passar para os clientes?

É bom ter isso bem claro e cuidar para que os ambientes do escritório expressem essa ideia, sobretudo as salas de recepção, que representam o início do contato físico com a sua marca na Arquitetura Corporativa.

Esse ambiente precisar ser muito equilibrado para que os visitantes não se assustem com tantos apelos visuais, nem se desinteressem em decorrência de uma composição inexpressiva. Não é porque o logotipo tem 4 cores que todas tem de estar presentes nesse espaço. Não é porque os clientes ficarão pouco tempo na sala que ela não deve ser confortável. Não é porque eles estarão distraídos que os materiais não precisam ser de primeira qualidade.

Planejamento é a base do sucesso. Veja a seguir algumas dicas que podem fazer a diferença na hora de montar a recepção da sua empresa.

1. Destaque a marca: O logotipo é o elemento central na recepção. Ele deve ser evidente, impactante, memorável. Para que fique bem visível uma tática é aplicá-lo no balcão ou na parede atrás dele. O uso de uma iluminação diferenciada também ajuda.

arquitetura-corporativa-recepcao-logotipo

Projeto de Sennex Consultants | Fonte: Office Snapshots.

2. Equilibre as cores: A combinação de cores pode tornar o espaço extremamente agradável ou simplesmente insuportável. Cores vibrantes devem ser usadas com parcimônia, enquanto as neutras, como branco, cinza e variações terrosas podem ser aplicadas em maior proporção. Use tonalidades quentes para criar uma sensação de aconchego e tons frios para transmitir seriedade e limpeza. O ideal é buscar um meio termo para não tornar a sala cansativa.

arquitetura-corporativa-recepcao-cores

Projeto de Sennex Consultants | Fonte: Office Snapshots.

3. Apresente algum diferencial: O ambiente deve estar em sintonia com a identidade da marca, a qual deve possuir uma característica forte, inusitada, intrigante ou provocadora. É interessante explorar esse lado em algum ponto da recepção para conferir a ela um aspecto marcante, algo que faça os clientes perceberem como a sua empresa é única.

arquitetura-corporativa-recepcao-diferencial

 Projeto de Studio O+A | Fonte: Officelovin.

4. Adeque as proporções: Se você tem um ambiente pequeno não queira usar um mobiliário expansivo ou numeroso. Otimize a área com móveis comedidos, distribuídos calculadamente pelo espaço.

arquitetura-corporativa-recepcao-proporcoes

Projeto de ALTS Design Office | Fonte: ArchDaily.

5. Capriche no balcão: Além de dar um charme todo especial, um balcão de atendimento marcante ajuda as pessoas a entenderem para onde elas devem se dirigir. Posicione-o, de preferência, logo  em frente à porta de entrada para criar um impacto maior e mais receptivo.

arquitetura-corporativa-recepcao-balcao

Projeto de Meandre Architects | Fonte: Office Snapshots.

6. Invista em materiais de qualidade: Madeira, vidro, tecidos, metal, entre outros. Opte sempre por materiais de boa procedência e qualidade. Além de causarem melhor sensação, eles oferecem maior conforto e credibilidade. Para cadeiras e poltronas, por exemplo, o couro é uma boa opção, pois é elegante, resistente, estiloso e ainda fácil de limpar.

arquitetura-corporativa-recepcao-materiais

Projeto de Level Office | Fonte: Officelovin.

7. Garanta uma boa iluminação: Salas corporativas escuras ou com luzes cheias de efeitos causam uma péssima impressão. Sua marca tem de ser clara e, consequentemente, sua recepção também. A iluminação difusa é a mais aconselhada para os escritórios.

arquitetura-corporativa-recepcao-iluminacao

Projeto da DABUS ARQUITETURA | Fonte: DABUS.com.br.

8. Cadeiras e poltronas são melhores: Algumas pessoas podem se sentir incomodadas por terem de sentar ao lado de desconhecidos. Por isso, cadeiras ou poltronas confortáveis são opções mais indicadas.

arquitetura-corporativa-recepcao-cadeiras

Projeto da DABUS ARQUITETURA | Fonte: DABUS.com.br.

Para conhecer as melhores soluções para o seu projeto de Arquitetura Corporativa entre em contato com a DABUS ARQUITETURA, que desde 1988 vem atuando para transformar escritórios em ferramentas de resultados.

Compartilhe este post