O que é gamificação e por que investir nela?


O que é gamificação

Na busca por melhores resultados, diversos conceitos e metodologias surgem para auxiliar as empresas. A gamificação se encontra nesse contexto e se torna cada vez mais visada. Sobretudo por conta de sua dinamicidade.

Muitos gestores e diretores implementam processos com características retiradas do universo dos jogos como forma de se aproximar de seu time. A estratégia, que incorpora narrativas, desafios e prêmios, ajuda a tornar a rotina dos colaboradores mais leve e produtiva.

Acompanhe o artigo de hoje e saiba mais!

O que é gamificação? 

Gamificar significa trabalhar processos e projetos com ferramentas que, comumente, são utilizadas em jogos. Ou seja, envolve a adoção de conceitos, como objetivos e regras, para desenvolver uma atuação semelhante à dosa dos jogadores de um game. Assim, os membros da equipe se transformam em competidores. Contudo, de uma maneira lúdica e saudável.

O intuito é avançar, potencializando a interação e os resultados, com agilidade, inteligência, criatividade e satisfação. Saiba mais a seguir!

Benefícios da gamificação

Abaixo relacionamos 4 benefícios proporcionados pela gamificação nas empresas. 

1. Competição saudável 

Assim como em um jogo, os colaboradores assumem uma postura competitiva, uma vez que há metas e vencedores. Entretanto, isso acontece de modo natural e saudável.

2. Aumento da produtividade

A busca por cumprir os desafios leva os participantes a focar nos resultados. Os indicadores, apresentados de forma rápida ao longo do processo, incentivam esse ímpeto.

3. Potencialização da comunicação

Por conta de um objeto em comum, os colaboradores passam a se comunicar melhor e com mais intensidade. Como em um jogo, os feedbacks passam a existir em tempo real.

4. Melhora do engajamento

Graças a seu aspecto lúdico, a gamificação estimula um envolvimento emocional. Desse modo, o time se torna mais engajado e comprometido. 

Leia também nosso artigo sobre inovabilidade para implementar novas melhorias no seu negócio. E, claro, continue acompanhando nossas publicações!