5 tendências de Arquitetura 2022 para seu negócio


Com a entrada de um novo ano muitas expectativas despontam. Sobretudo para quem tem um negócio. Com as mudanças e cuidados impostos pela pandemia, o espaço de trabalho, por exemplo, se torna um fator de dúvidas frequentes. Mas, para te ajudar, hoje trouxemos as principais tendências de Arquitetura 2022 voltadas ao ambiente corporativo.

De modo geral, será essencial contar com soluções e aplicações flexíveis. Ou seja, que possam ser adaptadas de acordo com necessidades específicas. Com o modelo de trabalho híbrido, o escritório deverá estar preparado para receber os colaboradores por um menor período de tempo. Por outro lado, deverá oferecer condições e recursos mais assertivos para a execução das tarefas.

Mas, vamos com calma. Abaixo a gente explica melhor. Acompanhe!

Tendências de Arquitetura 2022

Nós separamos 5 tendências de Arquitetura 2022. Elas refletem bem o período que estamos vivendo, repleto de transformações.

1. Escritório phygital

Mais do que nunca, as organizações precisarão desenvolver um ambiente phygital. Ou seja, adequado tanto para a ocupação física de seus colaboradores, quanto para o trabalho remoto. Assim, o escritório deverá estar muito bem equipado e contar com salas que permitam a interação entre a equipe presente e a equipe fora das dependências da empresa.

2. Comfy

O conceito comfy vem de um estilo de moda focado em proporcionar maior liberdade e despojamento aos seus usuários. Agora ele também vem sendo incorporado na Arquitetura como uma saída para promover maior acolhimento às pessoas que, por conta da pandemia, tiveram de passar mais tempo em casa. Então, o escritório terá de manter esse atrativo para incentivar a presença física de seus funcionários, sem romper de forma significativa com o conforto do lar.

3. Espaços de trabalho sob demanda 

Em 2022, estações de trabalho fixas serão menos vistas. Se tornará mais comum o uso do espaço sob demanda (hot desking). Desta forma, os colaboradores passarão a experimentar sempre novas mesas, novas salas, de acordo com suas necessidades pontuais. Afinal, nem sempre eles irão para o escritório. Portanto, a Arquitetura Corporativa deverá contar com layouts e móveis que possam assumir facilmente diferentes configurações.

4. Mobiliário versátil 

Mesas e cadeiras com rodinhas, biombos, estações modulares e móveis com função “2 em 1” serão o tipo de mobiliário priorizado dentro das companhias. Isto graças à sua capacidade de servir a propósitos diversos com o mínimo de intervenção. Assim, vai ficar muito mais fácil se adotar ao hot desking.

5. Biofilia

A biofilia deve assumir ainda mais força dentro das empresas. Ela será indispensável para oferecer um ambiente mais equilibrado e humanizado. Por isso, não tenha medo de investir nos jardins, nos materiais naturais e cores que remetam à natureza. 

Vem com a gente para o futuro! Nós, da DABUS ARQUITETURA, estamos prontos e ansiosos para elaborar o seu projeto de Arquitetura Corporativa. Então, chame a gente no WhatsApp (11) 98327-6060 e saiba como podemos te ajudar!