Comunicação visual na Arquitetura: Importância, função e benefícios


Comunicação Visual na Arquitetura

Comunicar uma ideia exige planejamento, o que não é diferente com relação à comunicação visual na Arquitetura. Já parou para observar qual é a mensagem transmitida pelos ambientes que você frequenta? Certamente eles querem dizer algo. Mas é verdade que nem sempre isso fica claro. Então, muitas vezes, o uso do espaço acaba acontecendo de maneira inadequada.

Outra consequência da falta de um bom projeto visual é o enfraquecimento da marca. Ou seja, ela se torna incapaz de impactar os ocupantes e gerar uma imagem positiva na mente deles. E não para por aí.

No post de hoje você vai entender melhor a importância da comunicação visual aplicada na Arquitetura e quais suas funções e benefícios. Acompanhe!

Muito além da estética

Nem tudo o que é dirigido aos olhos tem uma função meramente estética. A comunicação visual vai muito além disso. Na Arquitetura, principalmente, ela exerce também um papel funcional, que visa garantir a correta utilização dos ambientes disponíveis. Isto tem a ver também com segurança, pois determinadas condutas em determinados locais pode colocar em risco a saúde dos usuários.

Assim, a sinalização é um dos fatores a serem contemplados no projeto. Ela torna o fluxo de pessoas mais organizado, indica saídas, aponta itens perigosos, entre outros direcionamentos que são indispensáveis para uma experiência prática e segura.

Todas essas aplicações precisam ser muito bem articuladas para não conflitar com a identidade visual do negócio. Tudo deve ser harmônico e coerente com a imagem da marca, sua personalidade e promessas básicas. Portanto, eis aí outra função da comunicação visual: fortalecer o branding!

Elementos da comunicação visual aplicada na Arquitetura

Cores, formas, imagens e tipografias são componentes elementares de qualquer comunicação visual. Na Arquitetura, eles devem ser coordenados com o planejamento dos layouts, a fim de assegurar a sua máxima eficiência. Devem também obedecer ao Manual de Identidade Visual da marca para que nada saia fora de contexto. O Marketing é uma das áreas que pode (e deve) se envolver para que os melhores resultados sejam atingidos. 

A definição do design, dos materiais, revestimentos e acabamentos tem de obedecer a padrões muito bem estipulados, sem deixar de lado a inventividade. Mais uma vez, tudo precisa corroborar para a transmissão de uma mensagem forte, coerente e relevante

Benefícios da comunicação visual na arquitetura

A correta aplicação da comunicação visual no projeto arquitetônico é capaz de promover um uso mais objetivo dos ambientes e, desta forma, auxiliar no fluxo de pessoas. Em empresas e estabelecimentos comerciais esta é uma questão de suma relevância, já que impacta no desempenho do negócio

Além disso, como já mencionado, a imagem e identidade da marca saem ganhando quando ela é, não só respeitada, como também valorizada pela comunicação visual. Isto contribui para a geração de identificação com o espaço, sentimento de pertencimento e engajamento com as tarefas propostas. 

Até mesmo o tempo é otimizado, pois a leitura dos protocolos ou simplesmente da ideia primordial do local passa a ser mais rápida.

Você pode saber mais no artigo em que relacionamos 6 benefícios da comunicação visual na Arquitetura

Já para conhecer as soluções inteligentes da DABUS ARQUITETURA para o seu escritório, basta entrar em contato pelo WhatsApp (11) 98327-6060.