A importância das áreas de descanso visual no ambiente de trabalho


Descanso visual no trabalho

Apelos visuais estão por todas as partes. Anúncios, placas de sinalização, luminosos e outros conteúdos se tornaram partes indissociáveis dos cenários urbanos. Em meio a tantas informações, os olhos sofrem as consequências e se tornam sobrecarregados. Mas engana-se quem pensa que isso acontece apenas em ambientes externos. Por isso, hoje, queremos falar sobre a importância do descanso visual dentro do escritório. Você já pensou sobre isso?

A fadiga ocular pode afetar a equipe de diferentes formas, desde prejuízos à própria visão, até a geração de um estado de estresse ou angústia emocional. Tais quadros são danosos tanto à saúde dos colaboradores, quanto à produtividade da empresa. Portanto, esse é um assunto que exige atenção e planejamento.

Saiba mais a seguir!

Áreas de respiro favorecem o descanso visual

As chamadas áreas de respiro, ou áreas em branco, fazem parte das regras básicas do design. Elas ajudam a tornar um layout mais interessante, com contraste, equilíbrio e intenção. Funcionam como as pausas em uma fala, que são indispensáveis para tornar a comunicação clara e para criar emoção.

Esse é um princípio que também deve estar refletido na Arquitetura. Por isso, a composição de cada espaço tem de ser pensada para proporcionar prazer, funcionalidade e conforto. Vale lembrar ainda que, no ambiente corporativo ou comercial, é necessário um cuidado especial com a mensagem a ser transmitida. Afinal, ela deve ser coerente com a identidade da marca.

Assim, proporcionar respiros visuais na Arquitetura Corporativa significa prezar, não só pela saúde dos ocupantes, como também pela clareza na comunicação.

Iluminação e fontes de escape visual

Quando se fala em conforto e descanso visual no ambiente de trabalho é inevitável destacar a importância da iluminação. Somente com um bom projeto luminotécnico é possível garantir espaços que prezam pela saúde da visão dos ocupantes, que tanto é exposta a luzes artificiais.

Outra maneira de garantir o descanso visual é a partir da criação de escapes, que permitam a fuga dos olhos para áreas mais relaxantes. Esses escapes podem ser quadros alocados estrategicamente no campo de visão dos trabalhadores; janelas com vista para a cidade; canteiros de plantas; espelhos d’água; entre outras “paisagens” capazes de acalmar o olhar dos excessos de informações.

Vantagens de proporcionar descanso visual no escritório

Como já sinalizado, toda a empresa sai ganhando quando são implementados cuidados com a saúde visual dos colaboradores. Dentre os benefícios, vale relacionar:

  • – Manutenção da produtividade;
  • – Redução de gastos com problemas de saúde;
  • – Aumento do engajamento e comprometimento com os objetivos traçados;
  • – Retenção de talentos;
  • – Maior equilíbrio estético na composição dos ambientes.

Quer um ambiente saudável, estimulante e produtivo para a sua equipe? Então, entre em contato conosco pelo WhatsApp (11) 98327-6060. Juntos, encontraremos as melhores soluções para o seu projeto de Arquitetura Corporativa!