5 características do ambiente escolar atual


Ambiente escolar atual

Muitas mudanças sociais, tecnológicas e educacionais ocorreram até chegarmos nas configurações do ambiente escolar atual. Na verdade, transformações continuam acontecendo e impactando as relações entre professores e alunos. Entretanto, algumas características já permitem traçar diferenças essenciais em relação à escola do passado.

Tais diferenças podem ser vistas na Arquitetura e na forma como ela buscou, e busca, acompanhar os novos conceitos de ensino. Nesse sentido, é possível observar como os projetos se tornam, cada vez mais, multidisciplinares. Assim, campos como o da sociologia, antropologia, filosofia e psicologia se misturam ao trabalho de arquitetos. Eles se empenham em atualizar e potencializar a experiência dos usuários com o espaço de aprendizagem. 

No post de hoje, veremos alguns dos principais traços que moldam o ambiente escolar atual. Veja abaixo!

Por uma educação mais humana e menos industrial

Uma das características mais marcantes da escola do passado pode ser vista na (ainda existente) tradicional sala de aula. Com carteiras enfileiradas e viradas para o quadro negro, ela obedece uma configuração que imita os espaços fabris. Os mesmos surgidos na Revolução Industrial.

Nessoa perspectiva, o ensino ganha um aspecto “enlatado”, voltado apenas aos interesses de produção e replicação. O professor assume o papel de detentor do conhecimento. Por isso, não abre espaço para a discussão e a formação de opiniões críticas.

Todavia, as necessidades do século XXI têm conduzido a educação por outros caminhos. Em meio à globalização e popularização da tecnologia, se faz necessária a concepção do ser humano como um todo complexo e pertencente à coletividade, em diferentes níveis. A formação do aluno como cidadão, colega, produtor de conhecimento e ocupante de um lugar na família já não pode ser ignorada. Portanto, existe a urgência por uma formação humana mais abrangente, que vai muito além do mero aprendizado das disciplinas.

O que se destaca no ambiente escolar atual?

Hoje, a inclinação a uma educação socioemocional leva as escolas a valorizarem características como:

1. Colaboração

Ambientes amplos e abertos estimulam a troca de experiências e trabalhos em grupo. A sala de aula já não é mais o único palco de aprendizagem. Todos os cantos da escola têm sido formatados para proporcionar experiências enriquecedoras. Todos os alunos são convidados a participar!

2. Humanização

A concepção do aluno como um indivíduo complexo e que requer formação sob diferentes prismas, tem levado as instituições, e a educação como um todo, a praticarem abordagens mais empáticas e engajadas. Por isso, métodos, momentos e ambientes mais acolhedores ganham espaço em detrimento daquele antigo formato industrializado.

3. Protagonismo do aluno

O professor não é mais o detentor do conhecimento. Agora, ele assume um papel de incentivador e facilitador. Quem está no centro das atenções e dos esforços é o aluno. Assim, sai de cena a forma ou o sistema de ensino ligados aos seus próprios interesses e limites.

4. Ensino híbrido

A tecnologia já faz parte de boa parte dos programas de ensino. Embora existam realidades muito distantes em relação à disponibilização de recursos, hoje as escolas precisam lidar com a familiaridade dos alunos diante dos diferentes tipos de gadgets e da internet. Laboratórios de informática ou mesmo o uso de celulares para atividades específicas conduzem as instituições a assumirem o ensino híbrido como meio de potencializar o estudo e envolver os estudantes.

5. Sustentabilidade

Por muito tempo a sustentabilidade esteve apenas no campo das ideias, em discussões e debates. Contudo, atualmente, ela é uma prática inadiável no ambiente escolar, seja na captação e tratamento de águas pluviais, na coleta seletiva, nos programas de redução de desperdício, nas atividades de reciclagem ou na ampliação de áreas verdes, entre outras saídas de preservação ao meio ambiente.

Nós, da DABUS ARQUITETURA, somos especialistas em projetos de Arquitetura Escolar, expertise que desenvolvemos ao longo de mais de 30 anos de atuação. Então, conte com a gente para ajudar a sua instituição a avançar em sua missão de educar com qualidade, conforto e visão de futuro.

Entre em contato com a gente pelo WhatsApp e saiba mais: (11) 98327-6060.