O que é Arquitetura de Interiores e quais as suas atribuições?


O que é Arquitetura de Interiores

Muitos acreditam saber o que é Arquitetura de Interiores, mas se enganam ao limitá-la apenas ao âmbito estético. Assim, confundem essa especialidade com a simples ambientação ou até mesmo com o Design de Interiores que, embora, seja mais abrangente que a primeira, ainda assim, não contempla a vasta gama de necessidades que espaços internos podem apresentar.

A Arquitetura de Interiores é capaz de articular todas as soluções viáveis para que um ambiente se torne mais agradável, produtivo e prático para os ocupantes. Portanto, mantém uma forte relação com a questão da funcionalidade e até mesmo da ergonomia.

No post de hoje, você terá a oportunidade de compreender melhor essa área. Entenderá, dessa forma, sua importância para os mais diferentes tipos de projetos. Veja a seguir!

Afinal, o que é Arquitetura de Interiores?

Como mencionado, a Arquitetura de Interiores é uma especialidade do campo da Arquitetura que vai muito além da dimensão estética. Seu objetivo é prever aplicações que permitam fazer um uso inteligente e confortável dos espaços. Por isso, engloba uma série de fatores como: instalações, layout, iluminação, conforto termoacústico, equipamentos, comunicação visual, mobiliário, acessibilidade e segurança.

Além disso, um projeto de Interiores precisa levar em conta também as características dos ocupantes. O que envolve suas preferências, reais necessidades e sentimentos. Ou seja, cada resultado é único e personalizado para proporcionar o máximo bem-estar. Entretanto, isso só é possível por meio do trabalho de uma equipe experiente e dedicada a mergulhar até os mínimos detalhes.

Para que os espaços internos se tornem realmente funcionais e valorizem a obra como um todo, muitas vezes, é preciso que o projeto abarque os ambientes externos correlatos e até mesmo altere a concepção arquitetônica original. Aliás, eis aí a principal diferença em relação ao Design de Interiores, que não se estende até esse ponto.

Diferentes projetos compõem a Arquitetura de Interiores

Um bom projeto de Arquitetura de Interiores é composto por diversos outros, tais como:

  • Instalações elétricas: tendo em vista o layout disponível, esse projeto define todos os pontos elétricos necessários, como tomadas, interruptores e instalações de equipamentos.
  • Iluminação: o Projeto Luminotécnico é elaborado a partir da compressão da função de cada ambiente e das necessidades específicas dos usuários. Também articula soluções que gerem economia e valor estético.
  • – Revestimentos: os materiais dos revestimentos, assim como sua aplicação e disposição, são planejados no Projeto de Paginação de Revestimentos.
  • Mobiliário: a definição de móveis sob medida e a escolha de itens já prontos exigem um estudo à parte. Ele busca identificar as aplicações mais vantajosas tanto do ponto de vista estético, quanto do funcional e da racionalização dos espaços.
  • – Paisagismo: este é um projeto complementar ao de Interiores. O alinhamento entre eles é essencial para que os elementos naturais sejam capazes de proporcionar benefícios significativos aos ocupantes. 

Muitas outras disciplinas integram o que é Arquitetura de Interiores na prática. Porém, aqui citamos apenas algumas para que você consiga enxergar a amplitude dessa especialidade que nós, da DABUS ARQUITETURA, desenvolvemos com extrema dedicação, profissionalismo e experiência. Afinal, já são mais de 30 anos atuando nesse mercado. 

Para saber como podemos desenvolver o seu projeto, entre em contato conosco pelo WhatsApp: (11) 98327-6060.