WhatsApp para franquias: o avanço do uso da ferramenta no setor


WhatsApp para franquias

Devido à pandemia do novo coronavírus, as ferramentas digitais ganharam ainda mais força. Sobretudo para vender. Com relação ao WhatsApp para franquias não foi diferente. Naturalmente, muitas redes tiveram de acelerar o seu processo de digitalização e testar maneiras de extrair o melhor do app de mensagens instantâneas. 

De acordo com a consultoria Kantar, entre os dias 14 e 24 de março, o WhatsApp apresentou alta de 40% no mundo. Assim, ele foi o aplicativo que registrou o maior crescimento em razão da Covid-19. O estudo abrangeu mais de 25 mil pessoas em 30 mercados diferentes.

Quem apostou nesse canal logo no início do surto da doença conseguiu se adaptar melhor às constantes mudanças no mercado. Se antes a solução era utilizada apenas para manter algum tipo de contato com o cliente, agora ela vem sendo aprimorada como meio para apresentar promoções, oferecer condições especiais e facilitar o caminho à compra

Desafios no uso do WhatsApp para franquias

Como as franquias envolvem muitos parceiros, fornecedores e clientes, um dos desafios mais comuns com relação ao uso do WhatsApp diz respeito à padronização da comunicação. Como o sistema não oferece muitos métodos de controle, as redes temiam a fomentação de boatos, informações conflitantes e vazamentos por meio dele.

Contudo, com avanço da pandemia, elas foram forçadas a estudar e a encontrar maneiras de contornar o problema. Portanto, aquelas que insistiram em desenvolver de maneira inteligente a sua comunicação, descobriram que há plataformas especializadas em automatizar o atendimento, assim como em gerenciá-lo (com processos, registros, segmentação de contatos, relatórios, entre outros recursos).

Empresas atuantes no franchising também tiveram de aprender a como divulgar o WhatsApp como um canal oficial para vendas. Afinal, não basta implementar uma solução se seu público não souber que ela existe! Porém, muitos negócios não investiram como deveriam para espalhar a notícia de modo impactante. Esse é um ponto que muitos acabam esquecendo, pois, em geral, focam apenas na implementação.

Outra questão crucial diz respeito ao treinamento da equipe. As redes e unidades que não deram a devida atenção ao seu time, viram os seus esforços caírem por terra. Mesmo aquelas que contavam com um sistema de automação para WhatsApp foram prejudicadas pelo mau preparo do atendimento humano. Então, é preciso lembrar que o “robô” não fará todo o trabalho. A experiência do cliente deve ser compreendida em sua totalidade!

O que está por vir

O WhatsApp para franquias depende de uma série de fatores para ser bem-sucedido. O mercado ainda caminha para um mundo de possibilidades, no qual a comodidade para o cliente é lei. Novas aplicações, funcionalidades e sistemas complementares devem ser explorados para potencializar a comunicação por meio do app de mensagens mais utilizado.

Realizada em agosto de 2020, a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Mensageria no Brasil revela que o WhatsApp está instalado em cerca de 99% dos smartphones ativos no país, e que 95% dos usuários acessam o aplicativo todos os dias.

Em outras palavras, há um imenso potencial a ser explorado! Sua rede vai ficar de fora?

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Fonte: ABF.